Direção do Dae esclarece falsa denúncia

Denúncia de que haveria água contaminada na cidade provocou indignação de diretores e técnicos do Dae, na manhã de ontem

Chico Ferrão trouxe laudo que comprova qualidade da água

De maneira ainda conflitante, um assunto veio ao ar no fim da manhã desta sexta-feira: a possiblidade da água distribuída em nossa cidade pelo Departamento Municipal de Água e Esgoito – DAE – estar contaminada. A declaração pegou de surpresa tanto gestores, quanto pessoas ligadas ao controle de qualidade da água distribuída em nossa cidade.

Francicsco Ferrão, Diretor Administrativo do Dae, destacou o fato: “O assunto surgiu para nós lá no Dae, quando foi ecoado pela cidade através do rádio, dizendo que a nossa água estava completamente contaminada, fato que não se comprova. Eu tenho em minhas mãos laudo técnico dos últimos cinco meses, realizado por uma empresa terceirizada, a empresa Eco System Preservação, que faz o nosso laudo de água. No período, foram retiradas seis amostras para fazer análises de todos os sistemas de água de Livramento. Porque nós temos que nos reportar ao Ministério da Saúde, e dentro desta análise temos que especificar tudo o que é encontrado, e até o mês de novembro não temos nehum problema registrado nos relatórios”.

A vigilância Sanitária, com sede em Alegrete, já autuou o Dae, que passa por adaptações para se regulamentar dentro das normas técnicas exigidas. “Estamos nos adequando a todos os procedimentos de lei para podermos exercer as atividades de forma ainda mais correta, de acordo com as normas estabelecidas”, completa.

Àgua passa por constantes testes de qualidade

Laboratório Próprio

Está em andamento um estudo para que seja adquirido um laboratório próprio para a autarquia. “Hoje, um laboratório adequado e liberado pela vigilância para que sejam realizados os testes, custa em torno de dois milhões de reais e, por cada exame realizado por esta empresa terceirizada, o Dae desembolsa, hoje, R$ 70.000,00. Acredita–se que no próximo ano, ou mesmo no próximo mandato, esta obra seja realidade”.

Otimismo

Chico Ferrão está otimista em relação ao futuro do Dae. Para ele, em pouco tempo a autarquia terá condições de promover novas melhorias. Ele destacou, ainda, a colaboração da comunidade que atendeu ao apelo da direção. Tanto que o índice de inadimplência caiu de 40% para apenas 12% na média, o que demonstra a recuperação gradativa da autarquia.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.