Emater estima perda de até 40% nas culturas de verão

Lavoura de arroz poderá registrar redução de área plantada em função da estiagem em todas as regiões

Aconteceu na tarde de terça-feira (27/12) reunião coordenada pela Delegacia Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para analisar a situação das lavouras gaúchas em função da estiagem. O meteorologista do Cemetrs da Fepagro, Flávio Varone, apresentou as médias de ocorrência de precipitações nos últimos períodos e a projeção para os próximos três meses, que é de chuvas abaixo da média. Já o gerente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Dulphe Pinheiro Machado Neto, apresentou as estimativas de perda nas lavouras da safra de Verão, provocadas pela estiagem.

Os dados foram apresentados para representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), da Emater/RS-Ascar, dos Movimentos dos Pequenos Agricultores e dos Sem Terra, além de Fetag, Fetraf-Sul, Banrisul e Banco do Brasil. Ao final do encontro, ficou definida uma nova reunião para a próxima semana, com representantes de entidades e instituições envolvidas.

A diretoria da Emater/RS-Ascar encaminhou orientação aos técnicos para priorizarem o atendimento às ocorrências de perdas de lavouras por estiagem, vendavais e granizos. De acordo com o diretor técnico, Gervásio Paulus, a Instituição já recebeu dois mil pedidos de perícia do Proagro. “Em janeiro, esse número vai aumentar”, estima. A média de atendimento por técnico tem sido de cinco laudos por dia, mas pode ser maior, quando as condições das lavouras e do perito forem favoráveis.

De acordo com o presidente Lino De David, uma força tarefa regional vai qualificar as informações, que serão encaminhadas ao ministro Afonso Florence, do MDA. “Nos próximos 60 dias, entre 400 e 500 técnicos da Emater vão priorizar a realização de laudos do Proagro, o que pode totalizar, só na cultura do milho, cerca de 30 mil laudos periciais”, calcula De David, ao afirmar que “nessa hora de dificuldades, não podemos abandonar o agricultor”.

A partir deste ano, a realização de laudos periciais apresenta novidades, entre elas, que o manual de crédito não prevê mais laudos coletivos por município nem por região. “Cada lavoura será vistoriada”, anuncia o delegado Regional do MDA, Nilton Pinho De Bem, ao explicar que a partir deste ano, o agricultor que tiver mais de 60% de perdas pode concordar que colheria o restante e abrir mão de futuras e possíveis discussões sobre o agravamento dos efeitos do evento climático, em declaração anexa. “Neste caso, é feito um laudo único por perícia, quando for possível a comprovação de uma perda já configurada acima de 60%. Assim, após esse tipo de perícia, o agricultor pode imediatamente cortar a lavoura e destinar à alimentação animal”, afirmou.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.