Quarta-feira, 28 de FDezembro de 2011

Líquido essencial

O problema que vem sendo enfrentado – há anos, diga-se de passagem – pelos produtores e moradores das zonas rurais de Livramento, em virtude da estiagem e da falta de estrutura de abastecimento de água, chega a causar indignação em quem toma conhecimento sobre algumas situações cotidianas. A existência de um poço com mais de 100 metros de profundidade, perfurado pelo Estado na região dos Galpões e que se encontra inativo até hoje, apesar das grandes dificuldades daquela população, é um exemplo claro disso. Todos sabem de sua existência e principalmente do quanto ele é necessário, mas… o poço continua inativo. O vereador e provável candidato a prefeito, Claudio Coronel, do PMDB, e o pequeno produtor Leandro Ferreira, que é ligado ao PT e um dos líderes dos pequenos produtores rurais, tomaram a iniciativa de levar essa preocupação ao capitão Max Geraldo Meinke, coordenador Regional da Defesa Civil. Eles pediram a imediata instalação de reservatório de água e encanamento. Claudio Coronel também destacou que há necessidade da construção de poços artesianos e açudes nas localidades mais atingidas pela falta de chuvas. A estiagem vem se repetindo há mais de 10 anos e exige a adoção de medidas permanentes para que as famílias dos pequenos agricultores possam ter uma melhor qualidade de vida. Está correto o vereador Claudio Coronel na reivindicação: a cada ano, no verão, o problema é o mesmo. É necessário que se adote medidas efetivas. Fica até difícil imaginar que as pessoas precisem beber água suja, ou caminhar vários quilômetros para buscar um pouco de água… Parece cenário nordestino e não um recanto da mais rica natureza gaúcha – sobre o Aquífero Guarani, é bom lembrar. A priorização dessa questão é sinônimo de sensibilidade humana e de respeito pela vida. Tomara que a gestão de Coronel e Leandro junto ao Capitão Max renda providências concretas.

Novo pedido de prazo

Dagberto levou a preocupação sobre a situação da Cooperativa ao secretário João Motta

Depois de ter ajudar a Coofitec a retomar suas atividades mediante adequações na estação de tratamento de efluentes exigida pela Fepam, o vereador Dagberto Reis, do PT, vem tentando agora viabilizar a manutenção da Cooperativa Santanense, cujo prédio central, na frente da praça Getúlio Vargas está com emissão de posse por parte do Estado devido a dívidas antigas. A perda do prédio – que gera, através de locações, receita importante para o custeio de algumas atividades – será desastrosa para a cooperativa. É com o recurso recebido do aluguel do prédio que a Cooperativa paga os salários dos funcionários que cuidam da planta frigorífica. Sem isso, o prédio do Bairro São Paulo ficaria abandonado. Dagberto levou o assunto ao conhecimento do secretário estadual de Planejamento e Gestão Cidadã, João Motta, e ao secretário adjunto da Administração e Recursos Humanos, Leonardo Kauer, pedindo mais 180 dias para que a Cooperativa consiga encaminhar uma negociação com um grande grupo do setor de carnes que, segundo ele, está disposto a se instalar na planta industrial localizada no Bairro São Paulo. Caso isso realmente ocorra, a Cooperativa poderá pagar a dívida do prédio e ainda cumprir com obrigações trabalhistas e até mesmo voltar a operar, gerando emprego e renda para a comunidade santanense e especialmente do bairro São Paulo.

Horas extras?

Um elemento extraordinário deverá integrar o rol de preocupações que o futuro presidente da Câmara Municipal vai ter, a partir de segunda-feira próxima: o excessivo número de horas extras paga pela Câmara a alguns funcionários. Comentários extraoficiais dão conta de que o total de horas extras pago este ano supera, inclusive, o total de diárias. Para reduzir despesas, Camacho vai precisar impor firmeza no controle desse tipo de gasto.

Nova diretora

A comunidade da escola Santa Teresa de Jesus vive momentos de expectativa: depois de muitos anos, a atual diretora, Irmã Isabel Morelló Culubret, deixará o cargo e seguirá para o Rio de Janeiro, onde continuará seu trabalho. Deve assumir a Irmã Maria das Graças, com a difícil missão de manter a centenária escola. Além de Livramento, somente sobrevivem as escolas Santa Teresa de Jesus do Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Carnaval 2012

Ficou para quinta-feira, às 20h30, o coquetel de lançamento da festa de momo e sorteio da ordem de desfile das escolas. Será no Portal Hotel.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.