Segunda teve comércio agitado com as trocas de Natal

Lojistas comemoram o dia que serve para, além da troca de roupas, calçados e acessórios, vender um pouco mais e retirar sobras que estavam guardadas nos estoques

Os calçados estão novamente na lista dos produtos mais trocados depois de serem entregues na noite de Natal

Natal, correria, euforia, alegria, reencontros, presentes, e… trocas. Muitas trocas. Todo Natal é exatamente igual. Presentes que servem para alguns, em tese, mas que na hora de experimentar acabam ficando apertados, pequenos, justos ou grandes demais. Assim, no primeiro dia útil após a data comercial mais esperada pelos comerciantes do País todo, uma nova correria acontece, desta vez para que sejam feitas as trocas dos presentes que por um detalhe o ou outro, acabaram não servindo.

Mateus Vieira comemora as vendas que são feitas a mais no dia reservado às trocas, no comércio santanense

A segunda-feira foi bastante movimentada no comércio santanense, no dia que já está institucionalizado como sendo dedicado para as trocas. Sem querer perder a viagem e, muitas vezes aproveitando a diferença de preços, os empresários acabam vendendo outros produtos e os clientes circulam mais uma vez com sacolas e bolsas tal qual o fizeram na véspera do Natal.

Não serviu ? Troca

Há quarenta anos atuando no comércio em Sant’Ana do Livramento, Jorge Hillal, gerente de uma das maiores lojas de calçados da cidade, disse que as trocas estiveram muito pouco abaixo da média neste ano. Mesmo assim, cerca de 30 pares de calçados haviam sido trocados até as 16h de ontem. “Este Natal, podemos considerar que foi bastante bom em relação aos anos anteriores. Calçados sempre são dados de presente para as pessoas e trocas deste item irão acontecer todos os anos”, disse entre um sorriso bem humorado e tranquilo. No setor de roupas, a movimentação foi mais intensa, o que comprova a tendência em 2011 pela escolha desse tipo de artigo, que se apresentou com preços mais acessíveis do que nos anos anteriores.

A facilidade de crédito, parcelamento prolongado e novidades que chegam cada vez mais rápido nas lojas instaladas em Sant’Ana do Livramento, provocaram uma verdadeira corrida em torno da moda que irá desfilar nas ruas da cidade. Para o gerente de uma das lojas de rede mais procuradas e especializadas em roupas, de Livramento, Mateus Vieira, as vendas no Natal de 2011 deverão fechar uma marca 30% maior do que o mesmo período em 2010.

Ao falar das trocas, Mateus disse que boa parte dos clientes que entraram na sua loja ontem, acabaram levando também um outro produto, em razão da diferença de preço. “Nesse dia, assim como foi no ano passado, sempre acabamos vendendo algum produto a mais. É possível comparar o movimento de pessoas com o observado na véspera do Natal”, afirmou Mateus.

A intenção foi nobre, mas a bermuda não serviu

Irlanda Pimentel, 62 anos, correu para trocar a bermuda do neto na tarde de ontem

Correria antes para garantir o melhor produto. Entrega feita de coração, porém, a diferença no tamanho impediu o neto da dona de casa Irlanda Pimentel, 62 anos, de colocar a bermuda nova, presente entregue na noite de Natal, já nesta segunda-feira. “Não serviu. Ficou um pouco pequena e hoje eu corri para trocar. Espero encontrar um produto semelhante”, disse ela, enquanto fixava os olhos atentamente aos demais produtos que estavam sendo mostrados pela vendedora. Sem perder o bom humor, Irlanda Pimentel disse que a troca faz parte dos Natais. “Isso é normal, e trocar também vale a pena. Espero que a próxima sirva no meu neto”, afirmou ela.

Por Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.