Compras na Internet ganham cada vez mais adeptos, porém alguns cuidados devem ser tomados

Problemas quanto ao prazo de entrega e a desconfiança, ainda impedem um maior número de consumidores que buscam estes serviços

José Afrânio teve problemas com compras na internet e hoje evita utilizar este serviço

A facilidade e comodidade de poder fazer as compras sem sair de casa, aliadas a promoções exclusivas, estão tornando o meio eletrônico cada vez mais atraente para os consumidores. Porém, toda esta praticidade pode causar algumas situações inesperadas para quem costuma usufruir dos serviços de compras on-line. O não cumprimento do prazo de entrega, as ofertas que não são honradas e os constantes golpes feitos por hackers de sites não confiáveis são os principais problemas enfrentados pelos consumidores, causando certas preocupações na hora de efetuar a compra.

Problemas que foram enfrentados pelo vendedor José Afrânio Lemos, que utilizou os serviços de compra pela internet duas vezes, e nas duas teve dificuldades quanto à entrega. Na primeira, ele comprou um fogão e uma geladeira no site de uma rede localizada em São Paulo, os produtos chegaram no prazo proposto, mas o fogão veio danificado. Afrânio procurou entrar em contato com a empresa e depois de várias tentativas de contato com a mesma, teve o produto recolhido para a troca. “A empresa recolheu e levou o produto, esperei 15 dias e o produto voltou danificado novamente”, lamenta Afrânio, que acredita que o maior problema foi com a transportadora, que é terceirizada pela empresa de São Paulo: “O transporte é o maior problema, a loja localizada em São Paulo terceirizou o serviço, passando o meu produto por transportadoras de Porto Alegre e Santa Maria até chegar aqui. A demora foi grande”, completa o vendedor, que também teve problemas com a compra de um Blu-Ray e após uma grande demora na entrega, teve que entrar em contato com o site para solucionar o problema, que só foi resolvido após dois meses de espera.

Ressabiado com a demora na entrega dos produtos, Afrânio garante que não faz mais compras on-line, prefere gastar um pouco mais, mas ter a certeza de que o produto vai ser entregue: “Não compro mais em sites, prefiro pagar mais em uma loja e poder ter certeza que o meu produto vai ser entregue. Caso isto não aconteça no prazo, posso tratar diretamente com o gerente da loja”, finaliza.

Gabriel Possebon nunca enfrentou problemas com as compras on-line

Há também pessoas que compram com certa frequência produtos na internet e nunca enfrentaram problemas com o serviço, é o caso do jovem agropecuarista Gabriel Possebon, que costuma fazer suas compras através de sites. Ele afirma que nunca teve problemas com as compras, tanto com a qualidade do produto como no prazo de entrega: “Sempre comprei pela internet e nunca tive problemas, tudo entregue no prazo e com a qualidade que eu esperava”, ressalta Gabriel, que procura fazer pesquisas antes de efetuar a compra, para saber qual é a reputação do site: “Eu procuro me informar sobre o site antes de comprar. Também sigo recomendações de amigos que já compraram no site para saber se é confiável ou não”.

Apesar dos riscos que esta modalidade ainda apresenta, a prática de compras on-line entrou de vez no gosto popular, principalmente pela praticidade e conforto que o serviço oferece, podendo encontrar promoções, ofertas e variedades de produtos.

Mesmo assim, os riscos são reais e é importante ficar sempre atento a alguns detalhes que podem garantir a segurança ao optar por esse tipo de serviço. Confira no gráfico algumas dicas de como fazer compras em sites com segurança.

 

 

 

Por Luís Fernando Martins

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.