Sexta-feira, 23 de Dezembro de 2011

Qualificação cidadã

A formatura da primeira turma do curso de nível superior de Tecnologia em Gestão Pública da Unipampa tem que ser compreendida como o marco que verdadeiramente representará nas relações da sociedade com a estrutura pública. Não se espere que todos os formandos – tanto os que receberão seus diplomas em março do ano que vem, quanto aqueles que ainda, por uma ou outra razão, os recebam nos anos próximos – venham a ocupar cargos na gestão pública em quaisquer dos níveis da administração. Muitos, por opção pessoal, preferirão se dedicar à iniciativa privada, à área da Administração – para a qual estarão devidamente qualificados – mas com certeza todos estarão perfeitamente preparados para um novo tempo da relação cidadão-serviço público. Ocupando cargos na administração direta ou indireta, por concurso ou mandato eletivo ou ainda na condição de prestador de serviço de consultoria ou outros, ou ainda atuando em áreas profissionais bem distantes da rotina do setor público, o cidadão respaldado pelo conhecimento proporcionado pelo curso de Gestão Pública terá muito mais força ao exigir seus direitos e, principalmente, ao exercer sua cidadania no sentido de colaborar até mesmo para ensinar muitos agentes públicos que, pela absoluta falta de exigência, muitas vezes sequer conhecem da estrutura pública além de suas próprias atividades burocráticas e rotineiras. Deveriam procurar um conhecimento mais amplo e eficiente da administração pública – quem sabe tentando uma vaga no curso de Gestão Pública da Unipampa.

No jogo imobiliário

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, vai colocar o time em campo, literalmente, no próximo dia 12 de janeiro, data para a qual ficou marcado o ato de sorteio das casas construídas através do programa “Minha Casa Minha Vida”, na avenida Brasília. O sorteio das primeiras 218 casas vai ser realizado na presença de todos os 1.040 inscritos, em um grande evento no estádio João Martins, do 14 de Julho.

Respeito à pesquisa

O presidente do Conselho Municipal de Habitação e membro da Executiva Municipal do PT, Luiz Claudio Quevedo, ficou indignado com a opinião externada pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Sérgio Aragón, ao avaliar a pesquisa feita pelo Instituto Methodos. “O secretário Aragon, assim como todos os demais secretários do governo Wainer, tenta nos fazer acreditar, através de discursos e propagandas, que a cidade que temos é uma maravilha. (…) Como não ver as ruas esburacadas, as crises constantes do hospital da cidade, a falta de emprego? Se o Secretário não vê, a população vai – e deve – fazê-lo enxergar a cidade real que ele desconhece”, rebateu o petista.

Cultura na água

Foi aprovada no plenário da Assembleia Legislativa, quarta-feira, emenda do deputado Carlos Gomes, do PRB, que inclui a atividade de aquicultura na Política Estadual de Agroindústria Familiar, no Rio Grande do Sul. Além da aquicultura, o projeto tem por finalidade valorizar a produção agropecuária, a atividade pesqueira e extrativista vegetal e promover o desenvolvimento rural sustentável, a segurança alimentar e nutricional da população e a geração de trabalho e renda.

Agricultura Familiar

O objetivo da emenda é estender as medidas de incentivo do programa também à aquicultura, que segundo dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, concentra no Estado mais de 50% de toda a produção brasileira. “Entre as bandeiras que erguemos ao longo de nossa trajetória política, está a busca de alternativas para o crescimento desse setor, que garante o sustento de diversas famílias gaúchas”, destaca o deputado Carlos Gomes.

Fim do ano


A Executiva Municipal do PMDB realizou confraternização de fim de ano reunindo membros do diretório, pré-candidatos e convidados em um encontro descontraído mas que, obviamente, teve no cardápio uma animada troca de ideias sobre as eleições do próximo ano. “Foi uma demonstração de que o partido está mobilizado para as eleições do próximo pleito e a nossa festa de Natal e fim de ano, quando aproveitamos o momento para traçar metas para o ano que em breve se iniciará”, relata a vereadora Carine Frassoni, uma das articuladoras da confraternização.

Conversas cruzadas

Cada vez se afunila mais o caminho para as definições do quadro eleitoral de 2012. Por enquanto, todos conversam com todos – ou quase. O vereador Claudio Coronel, pré-candidato a Prefeito pelo PMDB, comemora cada novo contato com um grande avanço. Esta semana, ele recebeu a visita do presidente do Partido Social Cristão-PSC, pastor André Pinheiro.

Investimento

Deve ser grande o investimento da empresa Service Tur, em parceria com a Prefeitura Municipal, para a realização do carnaval internacional de rua de 2012. A apresentação do evento acontece na próxima terça-feira, 27, no Hotel Portal.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.