Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2011

É só maturidade política


Apesar de que, nos bastidores, até mesmo integrantes do PSB e do PTB, bem chegados às direções partidárias, acreditem na existência de conversações visando uma coligação entre os dois partidos para as eleições de ano que vem, o pré-candidato trabalhista à sucessão de Wainer Machado, Solimar Ico Charopen, insite que tudo não passa de “imaginação”. Segundo ele, a composição com o PSB para garantir a eleição do petebista Germano Camacho para a Presidência da Câmara “foi só para a Presidência da Câmara”. Ou seja: nas palavras dele, uma coisa não leva à outra e não haverá desdobramentos do acordo para a Mesa na campanha para a Prefeitura. Isso, nas palavras dele. Ele teve, inclusive, a preocupação de telefonar para o presidente do PSDB local, Sérgio Munhoz, para tranquilizá-lo quanto aos cargos ocupados pelos tucanos na Administração. Pelo menos de parte do PTB, segundo afirmou, o PSDB não corre risco. Quanto à visível boa relação entre ele e Wainer Machado, acrescenta: “É apenas prova de maturidade política. As pessoas precisam entender que não existe mais espaço para o ranço político. Livramento já perdeu demais por causa disso”. Palavras que podem marcar a campanha eleitoral que se aproxima.

Sorteio de casas

O Conselho Municipal de Habitação teve reunião extraordinária na última terça, no Núcleo de Estudos Fronteiriços, a pedido da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários para apresentação de relatório e da metodologia de classificação de critérios dos cadastros para o programa Minha Casa Minha Vida. Ficou definido que o sorteio das famílias que serão beneficiadas com as primeiras 216 casas que estão sendo construidas na av. Brasilila será realizado dia 10 de janeiro. Seis dessas casas são especiais, adaptadas para pessoas portadoras de deficiência. O secretário Luiz Pedro Garagorry e o executivo Sérgio Munhoz levarão a data sugerida pelo Conselho ao prefeito Wainer Machado, para encaminhamentos e aprovação. O Conselho também analisou proposta do vice-presidente, Luis Claudio Quevedo, no sentido de que possam ser utilizados recursos do Fundo de Habitação para aquisição de equipamentos para a Sehaf, visando dar melhores condições de trabalho à equipe, que tem desenvolvido vários projetos de interesse comunitário. O Conselho vai se reunir novamente no próximo dia 4, para tratar a pauta de 2012.

Construção partidária

O sentimento, que se espalhou rapidamente, de que a eleição de Mesa da Câmara poderá ter desdobramentos diretos na próxima campanha eleitoral, provocou reações bem exaltadas, tanto no PTB, quanto no PSB. O vereador Nelmo Oliveira, que votou em Germano Camacho para a presidência da Casa, avisa que finalmente decidiu: é pré-candidato a prefeito em seu partido. Em seu entendimento, o PSB não pode desconsiderar tantos anos de trabalho na construção partidária e submeter-se a ocupar uma vaga de vice sem uma profunda discussão interna.

Revisão

Nelmo Oliveira aproveitou o espaço na Tribuna da Câmara para chamar à responsabilidade o Partido dos Trabalhadores, que domingo passado aprovou em encontro municipal a pré-candidatura de Glauber Lima para prefeito. Ele lembrou que há uma corrente que discorda da indicação de Glauber e que isso abre espaço para uma nova discussão sobre as eleições de 2012.

Recado

Nelmo foi direto: se o PT tem um projeto nacional, que agrega diversos partidos, por que Livramento segue orientação diferente? “O PT tem que decidir o que é mais importante – se a vontade de um grupo ou o interesse da comunidade?”, provocou ele.

Congratulações à qualidade


O novo diretor da Eólica Cerro Chato, engenheiro João Ramis, receberá da Câmara de Vereadores um voto de congratulações pelo trabalho desenvolvido como coordenador estadual do Programa Luz para Todos. A proposta foi do vereador Dagberto Reis, do PT, que considera o Luz para Todos como um dos maiores programas de inclusão do Governo Federal. Em Livramento, mais de duas mil propriedades, segundo informações do agente do programa, Sérgio Calvete Couto, foram beneficiadas pelo programa. João Ramis foi um dos idealizadores do programa Luz para Todos junto ao Ministério das Minas e Energia, durante o Governo Lula, no fim de 2003, quando o Ministério era conduzido pela hoje presidente da República Dilma Rousseff. Trata-se de uma justa homenagem a um dos técnicos reconhecidamente da melhor qualidade, a serviço da Eletrosul.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.