Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2011

Sinal dos novos tempos

Com Germano Camacho, Edú Oliveira e Batista Conceição, nova Mesa da Câmara indica novo cenário no município


O resultado da eleição da nova Mesa da Câmara é um excelente desenho do quadro político-eleitoral que se avizinha. Torna-se cada vez mais confiável a teoria de que, se a oposição teimar em indicar vários candidatos em vez de buscar efetivamente a formação de uma proposta coesa, o Governo não terá grandes problemas para vencer a eleição de 2012. Esse entendimento aposta em que, caso PT, PMDB e PP mantenham a decisão da candidatura própria, abrindo apenas a vaga de vice para uma possível composição, acabarão tendo que enfrentar a candidatura da atual Administração sem a suficiente consistência eleitoral. Essa é obviamente uma situação que nenhum pré-candidato gostaria de sequer imaginar, quanto mais admitir publicamente. Afinal de contas, quem se dispõe a concorrer naturalmente acredita em chances reais. Por isso, em contraponto à tese do favoritismo da candidatura oficial, discursam seu entendimento de que a comunidade já está cansada do projeto político da atual Administração e principalmente das carências e problemas que caracterizam a atual gestão. Isso, na tese oposicionista, equilibraria as chances na próxima eleição. A eleição de Germano Camacho com o apoio da base governista mostra que, talvez, a candidatura oficial esteja conseguindo mais rápido aquilo que a oposição enfrenta dificuldades para fazer. E isso certamente vai tornar ainda mais difícil o trabalho das candidaturas que propõem mudanças na Administração Pública municipal.

Resistência

O PSDB santanense resiste às dificuldades atuais e se prepara para conversar em igualdade de condições com os demais partidos uma possível composição para as próximas eleições. O partido já tem nominata completa para o Legislativo e, segundo seu presidente, Sérgio Munhoz, também tem dois pré-candidatos à Prefeitura – o atual vice, Leonel Gornatti, e a secretária Municipal de Assistência Social e suplente de vereadora, Marilú Suarez da Silva. Mas, ao mesmo tempo, não impõe sua decisão: poderá indicar um nome para vice, dependendo do acerto eleitoral.

Expectativa

Vai depender dos próximos movimentos no tabuleiro político a definição do quadro eleitoral. A entrada do PTB na coligação, inclusive com ocupação de pelo menos duas secretarias, pode mudar as expectativas tucanas, uma vez que as secretarias negociadas com o partido trabalhista seriam duas ocupadas atualmente pelo PSDB.

Confraternização

Presidente da Associação e Sindicato Rural de Livramento, Cesar Maciel recebe, hoje, os colaboradores da entidade e convidados especiais para uma confraternização de encerramento do ano. Maciel tem conseguido distinguir bem os papéis de presidente da Rural e de presidente do Democratas, partido que vem reoganizando e reestruturando no município. Mas é certo que o sucesso na atividade associativa e sindical ajuda na projeção de sua imagem na seara política como um gestor qualificado.

PMDB festeja

O PMDB também realiza confraternização na noite de hoje, no restaurante Buon Appetitto, para comemorar as conquistas de 2011 e reforçar a união para a campanha de 2012.

Proesc regional

Livramento poderá sediar encontro de coordenadores e representantes de campi universitários de 20 municípios gaúchos para discutir o desenvolvimento e melhorias no Programa de Ensino Superior Comunitário-Proesc. A preparação do encontro foi tema de reunião ontem entre o prefeito Wainer Machado e sua equipe e os inspetores Marcello Mahfu e Paulo Roqueback, cuja responsabilidade é grande na área da segurança. Acontece que o encontro vai ter a presença, também, de membros da cúpula do Governo do Estado e – talvez – até mesmo do próprio governador Tarso Genro.

Reconhecimento mais que merecido

Carine recebeu o título de sócia benemérita do presidente Nilo Pintos


Esteve muito correta a presidência da Associação Santanense de Deficientes Físicos-Assandef em reconhecer, com a concessão do título de sócia benemérita, o trabalho desenvolvido pela vereadora Carine Frassoni pela garantia da cedência do prédio e da área do antigo Centro Social Urbano do Armour para instalar a estrutura da entidade, que precisa deixar o prédio cedido durante tantos anos pelo falecido empresário Guilherme Brisolla. Carine foi a primeira a sugerir o aproveitamento do CSU e a primeira voz a se levantar em defesa da proposta. Mesmo não integrando o atual Governo, ela encarou com firmeza a demanda que resultou na cedência defitiniva do espaço. A Assandef e a comunidade devem muito a ela, nesse sentido. Ganhou o direito de estar entre os beneméritos da entidade.

Articulador

Prefeito Wainer Machado articulou pessoalmente com a base a eleição de Germano Camacho na Câmara.

Executivo

Demorou, mas o ex-diretor municipal de trânsito, Adroaldo Barreto, voltou à equipe do Governo Municipal. Com a extinção do cargo que ocupava, ele retorna à Administração na condição de secretário executivo da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana.

Jovens democratas

Em uma reunião de reorganização partidária que contou com as presenças de 54 pessoas, o Democratas formou seu grupo de jovens com a participação inicial de sete adolescentes. E já prepara para o dia 10 de janeiro a próxima reunião, junto com a inauguração de sua nova sede.

Homenagem

Ficou para dia 21 a sessão em homenagem aos professores Érico Benites e Sandra Motta, proposta pelo vereador Dagberto Reis na Câmara.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.