Voos entre Rivera e Porto Alegre serão suspensos em janeiro

Decisão da diretoria da BQB Lineas Aéreas foi anunciada no fim da tarde de segunda-feira e somente poderá ser revertida com mobilização da comunidade em prol da manutenção da rota

Claudia Fuentes, diretora comercial

Será o fim de mais uma era de presença constante de aeronaves cortando o céu da Fronteira em direção à capital do Estado? O anúncio, feito pela diretora de operações da BQB Lineas Aéreas, Claudia Fuentes, no fim da tarde de ontem, colocou em alvoroço um grupo significativo de usuários da rota Rivera/Porto Alegre e que costumam utilizar os serviços da companhia. “Vamos parar de voar entre Rivera e Porto Alegre a partir do próximo dia 3 de janeiro”, afirmou Claudia.

 

Por telefone, em Montevidéu, a diretora conversou com a reportagem de A Plateia e explicou as razões para a suspensão das atividades. Segundo ela, o baixo fluxo de passageiros, não chegando a ocupar 20% da capacidade total das aeronaves, nas viagens entre Porto Alegre e Rivera-Porto Alegre, está entre os principais motivos da decisão tomada pela direção da empresa.

“O nosso custo operacional é extremante alto nesta rota. Se não temos passageiros, fica inviável manter este serviço. Acho que a comunidade de Livramento não entendeu o que significa poder contar com uma companhia aérea realizando voos regulares entre a Fronteira e a capital do Rio Grande do Sul e, consequentemente, ficando mais perto das principais cidades do mundo. A comunidade precisa dizer o que quer e dar uma resposta incisiva. É preciso deixar claro que o avião vai seguir voando entre Rivera e Florianópolis, portanto, as pessoas desta cidade ainda têm tempo de começar a utilizar mais os serviços e deixar claro para a direção da BQB que a decisão pode ser revertida”, esclareceu.

Usuários lamentam a decisão tomada pela BQB na Fronteira
Entre os usuários mais frequentes da rota entre Rivera e Porto Alegre, é consenso que o tempo de viagem, apenas uma hora de voo, era o maior ganho oferecido

Para o presidente da Acil – Associação Comercial e Industrial de Sant’Ana do Livramento, Sergio Oliveira, a medida frustra as expectativa de boa parte dos usuários que se acostumaram a reduzir distâncias entre a Fronteira e a capital do Estado. “É uma grande pena esta decisão da companhia de suspender os voos nessa rota. Assistimos a uma situação muito confortável esta que as pessoas estavam vivendo e usufruindo os serviços da BQB”, frisou Sergio Oliveira. O presidente da Acil disse, ainda, que a comunidade de Sant’Ana do Livramento não pode deixar passar em branco a segunda oportunidade de ficar perto da capital, através dos serviços regulares de uma empresa aérea. “Eu não sei se as pessoas não entenderam o valor de ter uma linha entre a Fronteira e Porto Alegre, se acharam os valores muito altos ou se sentiram-se prejudicadas nos horários e dias em que os voos estavam sendo ofertados. De qualquer maneira, entendo que é preciso fazer, a partir de agora, uma grande mobilização para tentar reverter de alguma maneira este problema que se avizinha. Temos visitantes de fora que vêm para cá em busca de oportunidades de negócios, turistas, funcionários públicos e integrantes de outros segmentos que podem se aliar em uma grande cruzada pela manutenção desta rota”, frisou ele.

Oliveira lamentou, ainda, o fato de a direção da empresa ter alegado a falta de apoio da comunidade para suspender as operações. “É compreensível esta afirmação, e por isso vou conversar com a diretora Claudia Fuentes para ver se ainda há qualquer possibilidade de reverter, e como isso poderá ser feito”, afirmou o presidente da Acil.

Prefeitura mais longe

Informado na tarde de ontem sobre a decisão da direção da BQB de suspender os voos da rota Rivera/Porto Alegre/Rivera, o Prefeito de Sant’Ana do Livramento, Wainer Machado, disse, por telefone direto da capital do Rio Grande do Sul, que este representa um momento muito triste para a comunidade e, principalmente, para os usuário que se acostumaram a ganhar em rapidez e conforto nas viagens aéreas. “Isso é uma grande lástima. É preocupante evidentemente do ponto de vista comercial e turístico. Essa, porém, é um demonstração de que as empresas somente estão, e se estabelecem por longos períodos, onde há lucro, caso contrário, estas se retiram. É sim uma pena, mas sinto que ainda falta o hábito entre as pessoas que vivem em Sant’Ana do Livramento de utilizar os serviços que são prestados pelas companhias aéreas”, afirmou o Prefeito.

Wainer Machado disse ainda, compreender que, talvez, as pessoas ainda optem em sua maioria pela rota terrestre, em função dos horários que são ofertados. “Talvez, se tivéssemos horários que se encaixassem melhor nas necessidades dos usuários e que não cortassem praticamente o dia ao meio, pudéssemos ter um número maior de pessoas utilizando o serviço”, destacou ele. Wainer disse, ainda, ter esperança de que em um outro momento as coisas possam ser diferentes para que a cidade, e os santanenses, possam contar com o serviço prestado pela BQB e que levou e trouxe muitas vezes os fronteiriços até a capital do Estado.

“Sem avião, penso em deixar a cidade”, diz procuradora do RS

Amalia da Silveira, procuradora do RS

“O prejuízo que eu vejo, é quanto à distância, já que o avião facilitava muito. O grande prejuízo não é apenas profisisonal, mas familiar também. Eu viajava quase toda a semana, e agora vou ter que usar o serviço terrestre, a nossa saída. Ainda bem que temos a Ouro e Prata servindo em muitos horários que facilitam. É claro que o voo permitia chegar lá em tempo de participar de reuniões, etc, agora tenho que sair um dia antes”, lamentou a Procuradora do Estado do Rio Grande do Sul, Amalia da Silveira.

 

 

 

 

 

Por Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. LUIS ALBERTO

    é uma pena ! o problema é que essas empresas querem é ver chover dinheiro. lamentavelmente

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.