Prefeito e empresários locais integram missão riograndense

Livramento será cidade irmã de Hebron, na Palestina, segundo documento a ser assinado durante a visita

O prefeito Glauber Lima e os empresários Raed Shweiki e Antônio Zuheir Badra integram a comitiva do governo gaúcho, liderada pelo governador Tarso Genro, que vai a Israel e Palestina, com escala em Portugal. Os gaúchos partem neste 25 de abril e permanecerão até 5 de maio.

Segundo já havia adiantado o prefeito Glauber Lima, o objetivo geral da missão é realizar convênios, apresentar as empresas gaúchas a novos mercados e buscar parcerias em projetos econômicos e sociais no Oriente Médio. No que tange a Sant’Ana do Livramento, o ato principal diz respeito à abertura de possíveis novas parcerias para o futuro, com a declaração de Livramento e Hebron como cidades irmãs.

Será a oportunidade, conforme o empresário Antonio Zuheir Badra – diretor presidente do jornal A Plateia e da rádio RCC FM – para que o município, como um todo, registre conhecimento, efetive negócios, conheça a cultura, leve sua cultura e, dessa forma, abra campo para uma série de outras possibilidades. “Além disso, estará consolidando com Hebron o título de cidades irmãs” – disse, salientando que será uma oportunidade para os gaúchos conhecerem a realidade da Palestina. “Poderemos levar essa maravilha, o nosso exemplo de integração, para que eles tenham o entendimento sobre irmandade, sobre o direito de convivência em paz, pois nós, aqui, vivenciamos um paraíso, enquanto lá, a fronteira é bem diferente, com fuzis, campos com grades e arames farpados, muros de pedra impedindo o ir e vir das pessoas” – comenta.

A comitiva vai direto à Palestina, para realizar algumas visitas e estabelecer um intercâmbio de relações econômicas. Em Israel, serão realizadas visitações aos lugares históricos pautados por autoridades locais, além de reuniões de trabalho com empresas extremamente importantes e que têm a ver com a ambição de Tarso Genro em instalar no Estado um Polo Aéreo Espacial.

O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, disse que o governo deve visitar empresas de irrigação com tecnologia moderna, simples e econômica, que podem ajudar o Estado na irrigação de pequenas propriedades. Há um novo tipo de irrigação por cotejamento, que atinge propriedades de até quatro hectares, cujo custo informado está, em média, entre R$ 600 e R$ 1 mil.

Assessor de Relações Internacionais do Governo, Tarson Nuñez afirmou que a presença da comitiva gaúcha representa a reconstrução de pontes de paz entre os países. Qualquer iniciativa, hoje, que estabeleça uma relação de paz, além do processo de negociação, ajuda e estabelece as relações internacionais. 

Roteiro

De 26 a 28 de abril, a comitiva estará em Ramallah, na Palestina, para assinar acordos na área da agricultura. O governo gaúcho deve doar 50 mil toneladas de arroz aos refugiados do campo de Shu fat, a partir do programa do Governo Federal Mais Alimento. Também será assinado o Memorando de Entendimento, que prevê ações conjuntas de cooperação no setor de olivicultura e biogás, entre os governos do RS, Palestina e Jordânia.

Em Israel, a comitiva permanece de 28 de abril a 2 de maio, para agenda de cooperação técnica, captação de recursos e promoção do mercado gaúcho. Dia 3 de maio, já em Portugal, serão tratados assuntos como o intercâmbio turístico e cultural, e assinado um protocolo de intenções entre o Estado e a Associação Portuguesa dos Agentes de Viagem e Turismo. A comitiva retorna no dia 5 de maio, domingo, em um vôo direto entre Lisboa e Porto Alegre.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.