Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2011

Vitória da perseverança

Foi comemorada como o gol do campeonato a aprovação do projeto de lei 6316/2009 pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos deputados, ontem. Os deputados federais diretamente envolvidos e que têm vínculos com a Fronteira, como Jerônimo Goergen e Onix Lorenzoni, e também as demais lideranças gaúchas que atuaram na articulação para o andamento do projeto, como o deputado estadual Frederico Antunes, aparentemente festejaram essa conquista mais do que muitos santanenses – que devido a tantas decepções parecem ter se tornado compreensivelmente inalcansáveis pelo espírito da esperança e da alegria.

Talvez até a aprovação na Câmara dos Deputados não possa no fim das contas ser considerada como o gol do campeonato, porque o projeto tem que passar, ainda, pelo Senado Federal, mas com certeza pode ser pelo menos interpretada como o gol da classificação à próxima fase – o que vem a ser, bem entendido, uma vitória extremamente significativa e que merece, sim, ser devidamente comemorada. Em um momento como esse, se não tem grande importância saber quem são os pais da criança, é perfeitamente justo que todos aqueles que se envolveram diretamente na luta pela agilização nas votações assumam a festa. A euforia que envolveu as lideranças locais ontem começou já na segunda-feira, quando foi confirmada a inclusão do projeto na pauta da CCJC de ontem – inclusive passando na frente de várias outras questões. Antes das 7 horas de segunda-feira, o deputado Jerônimo Goergen, por exemplo, mandou mensagem por celular ao presidente da Associação Comercial e Industrial de Livramento e a outros empresários e políticos locais, antecipando a possibilidade da votação. Frederico Antunes foi pessoalmente a Brasília para acompanhar a votação, e Onix ligou na tarde de segunda para o presidente do DEM em Livramento, Cesar Maciel, para confirmar um contato com o presidente da CCJC, João Paulo Cunha, que garantiu a votação. Ontem, os deputados comemoraram a aprovação. Mesmo que apenas parcial, em resumo, essa foi uma vitória de toda a comunidade – porque algumas de suas lideranças não desistiram no meio do caminho.

Esportista amador

Batista acompanha as finais do Amador com o secretario Galo e o presidente Barriga


Reconhecido pelo trabalho que desenvolveu em favor da reativação do Campeonato Amador de Livramento, o vereador João Batista Conceição, do PSB, recebeu um agradecimento dos organizadores do torneio que reúne equipes de atletas amadores de toda a cidade. Ele acompanhou junto com o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Maurício Del Fabro, o “Galo”, e o presidente da Liga Santanense do Esporte Amador-Lisea, Antônio Carlos da Silva, o popular “Barriga”, a rodada que definiu os finalistas da atual edição do campeonato, que termina no próximo fim de semana. “Tenho acompanhado todo o Campeonato Amador e ver quase duas mil pessoas acompanhando as semifinais da competição é algo fascinante”, manifesta o parlamentar socialista. Ele acredita em um público de três mil pessoal no próximo domingo no estádio Miguel Copatti, no Armour.

Prazos de março

O pré-candidato do PTB à Prefeitura, Solimar Charopen, junta documentos para comprovar publicamente sua inocência nas supostas falcatruas ocorridas na Fundergs e estabece para março começar duas campanhas: uma eleitoral; outra, judicial, contra os meios de imprensa que divulgaram notícias sobre seu suposto envolvimento.

Homenagem

O legado e o trabalho do falecido deputado gaúcho Júlio Redecker, do PSDB-RS, serão homenageados com a aposição de painel fotográfico na sala de reuniões da Liderança da Minoria, na Câmara dos Deputados, na manhã de hoje. Redecker foi líder da minoria em 2007, quando morreu no acidente do voo 3054 da TAM que vitimou 187 passageiros. O líder tucano Cláudio Diaz, que era amigo pessoal de Redecker e assumiu sua vaga na Câmara, vai participar da homenagem. “Eu particularmente perdi um amigo, um valoroso companheiro, meu padrinho no Legislativo do país. Falar de Júlio Redecker é lembrar um lutador, guerreiro pelas causas do Rio Grande do Sul, que vinha contribuindo bravamente com atuações brilhantes no Congresso Nacional. Deixou saudades!”, destacou Diaz.

Reconhecimento

A Câmara Municipal aprovou de forma unânime um merecido voto de aplauso aos professores Érico Benites de Los Santos e Sandra Motta, da escola municipal Unidade de Ensino Agrícola, pela coordenação no trabalho “A educação e a energia eólica em Livramento”, que levou os estudantes a pesquisar e trabalhar informações sobre o impacto desse investimento na sociedade santanense.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.