Desembargador Bandeira Pereira é eleito presidente do TJ-RS

Pereira irá suceder o desembargador Leo Lima, atual presidente

O Desembargador Marcelo Bandeira Pereira foi eleito, no fim da tarde de ontem, o novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS). Ele irá suceder o desembargador Leo Lima, atual presidente. A posse está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2012.

Na primeira votação, o resultado foi de 68 a 66. Como a diferença era muito apertada, houve uma segunda votação. Bandeira Pereira e José Aquino Flôres de Camargo empataram com 69 votos cada um. Por ter mais tempo no Tribunal, Bandeira Pereira foi declarado vencedor.

Quem é Marcelo Pereira

Natural de Porto Alegre, Marcelo Pereira nasceu em 1953 e se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em dezembro de 1973, tomou posse no Tribunal de Alçada como servidor.

Nomeado juiz adjunto em 1978, atuou nas Comarcas de Alvorada e Porto Alegre, sendo que, já como juiz, nas comarcas de Campo Novo, Garibaldi, Guaporé, São Luiz Gonzaga, Caxias do Sul, Canoas e Porto Alegre.

Ele foi juiz-assessor da presidência do Tribunal de Justiça de 1990 a 1992, nas gestões dos desembargadores Nelson Luiz Púperi e José Barison. Promovido a Juiz do Tribunal de Alçada em 1992, foi convocado para atuar junto à 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça e depois classificado na 6ª Câmara Cível do Tribunal de Alçada.

Pereira foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça em março de 1998, sendo classificado na 2ª Câmara Criminal. Foi eleito Corregedor-Geral da Justiça para o biênio 2002/2003. Nesse período, em 2003, foi eleito Presidente do Colégio de Corregedores-Gerais da Justiça do Brasil.

A partir de 2004, passou a integrar e a presidir a 7ª Câmara Criminal. Desde 2002, integra o Órgão Especial, inicialmente na condição de Corregedor-Geral da Justiça. Em dezembro de 2005 ,por eleição, e em dezembro de 2007 por reeleição, sendo que a partir de junho de 2008 passou a figurar na classe dos doze mais antigos do Órgão. Em dezembro de 2009, passa a integrar a 4ª Câmara Criminal.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.