Nova Administração do TJRS toma posse

Mário Salgado Desembargador Leo Lima transmite o cargo ao novo Presidente do TJ, Desembargador Marcelo Bandeira Pereira

Foi realizada na tarde de ontem (1º/02), a cerimônia de posse da Nova Administração do TJRS para o biênio 2012/2013. Foram empossados o novo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, o 1º Vice-Presidente, Desembargador Guinther Spode, o 2º Vice-Presidente, Desembargador Cláudio Baldino Maciel, o 3º Vice-Presidente, Desembargador André Luiz Planella Villarinho, e o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Orlando Heemann Junior.

A cerimônia, que lotou o Plenário Pedro Soares Munhoz, do Tribunal de Justiça do Estado, foi presidida pelo Desembargador Leo Lima, que transmitiu o cargo ao novo Presidente, Desembargador Marcelo Bandeira Pereira.

Durante a solenidade, o músico Luiz Carlos Borges interpretou, com uma gaita, o hino Nacional e a música Guri. O cantor Léo Almeida, que é funcionário do Tribunal de Justiça, cantou o hino Rio-Grandense, acompanhado de violão.

Despedida

No discurso de despedida do Desembargador Leo Lima, projetos de sua gestão à frente do TJRS foram destacados, tais como o Programa de Virtualização, que está implantando o processo eletrônico na Justiça Estadual, o Projeto Saúde, que fez uma mapeamento da saúde dos servidores para a elaboração de planos de ação para a qualidade de vida no trabalho dos servidores.

Leo Lima também agradeceu aos colegas de Administração, Desembargador José Aquino Flôres de Camargo (1° Vice-Presidente), Desembargador Voltaire de Lima Moraes (2° Vice-Presidente), Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro (3ª Vice-Presidente) e o Corregedor-Geral da Justiça, Ricardo Raupp Ruschel, pelo empenho, amizade e parceria nos dois anos de trabalho.

Também agradeceu pelo trabalho e apoio do Presidente do Conselho de Comunicação do TJRS, Desembargador Túlio Martins, e aos Juízes-Assessores da Presidência, Antonio Vinicius Amaro da Silveira e Rinez da Trindade.

Desembargador Marcelo Bandeira Pereira

Novo Presidente

O Presidente empossado, Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, fez seu primeiro discurso destacando a importância da relação harmoniosa entre os Poderes, a fim de melhor estruturar o Judiciário para atender à crescente demanda da sociedade.

“Haveremos de seguir trabalhando lado a lado com os demais Poderes do Estado, no sentido da construção de orçamentos que viabilizem o melhor enfrentamento das dificuldades por que passa o Judiciário para prover adequação às necessidades do jurisdicionado”, afirmou o Presidente eleito.

Marcelo Bandeira Pereira também ressaltou que vai dar continuidade à implantação do processo virtual, vai estimular a conciliação e mediação, assim como o incentivo às ações coletivas para solução de questões que se repetem em juízo. Também afirmou que vai manter estreito relacionamento com os órgãos de cúpula do Judiciário Nacional.

Por fim, fez um reconhecimento ao trabalho da OAB, Defensoria Pública, Procuradoria do Estado, Ministério Público, Tribunal de Contas e Poderes Executivo e Legislativo.

“O Poder Judiciário se apresenta com o espírito absolutamente aberto. Cônscio de suas responsabilidades, respeitada a independência da sua função jurisdicional, expressa a firme disposição de colaborar para a solução dos problemas que afligem o povo do nosso Estado”, finalizou o Presidente.

Autoridades presentes

Estiveram presentes na cerimônia, o Governador do Estado, Tarso Genro; o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho; o Presidente da Assembleia Legislativa do RS, Deputado Alexandre Postal; o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga; a Defensora Pública-Geral do Estado, Jussara Acosta; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo de Tarso Vieira Sanseverino; o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; a Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Desembargadora Federal Marga Barth Tessler; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Cezar Miola; o Presidente da Ordem dos Advogados do RS, Cláudio Pacheco Prates Lamáchia; entre outras autoridades.

Texto: Rafaela Souza
Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend
imprensa@tj.rs.gov.br

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.