Câmara Federal deverá votar o projeto de lei que institui free shops nas fronteiras semana que vem

Frederico Antunes durante articulação com Esperidião Amim e Vilson Covatti na reunião da CCJ de ontem

O projeto de lei de direto interesse de Sant’Ana do Livramento, que implementa a instalação de free shops nas cidades brasileiras de fronteira deverá ser votado na Câmara Federal, na semana que vem. Isso significa que, em 2012, poderá ocorrer do projeto já estar sendo apreciado pelo Senado Federal, dependendo dos prazos e ritos a serem cumpridos durante o recesso parlamentar e depois desse período.

A informação foi confirmada ontem à tarde, com exclusividade para A Plateia, pela assessoria do deputado Frederico Antunes, vice-presidente da Assembleia Legislativa gaúcha. Em contato telefônico, logo após ter participado de encontro na Câmara dos Deputados, em Brasília, Antunes disse que existe forte possibilidade de que a votação ocorra até o fim deste ano, já que o PL será incluído na pauta para ir a plenário na terça-feira vindoura. A votação poderá ocorrer na própria terça ou na quarta.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, manteve reunião na capital federal com o vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, deputado Arthur Maia (PMDB/BA) e com os deputados Vilson Covatti (PP/RS), Onyx Lorenzoni (DEM/RS) e Esperidião Amim (PP/SC). Durante o encontro, acertaram para a próxima terça-feira (13), a votação do relatório favorável do deputado Odair Cunha (PP/MG) ao ao Projeto de Lei nº 6.316 /2009, que beneficia 12 municípios gaúchos, permitindo a implantação de Free Shops em cidades brasileiras de fronteira.

As cidades precisam enquadrar-se nos critérios como sendo “gêmeas” à cidades estrangeiras, alfandegadas e que estejam ligadas por rodovia federal.

Interesse direto

Sant’Ana do Livramento, Chui, Uruguaiana, Barra do Quaraí, Jaguarão, São Borja, Itaqui, Porto Xavier, Aceguá e Quaraí poderão, diante desses critérios, ter a instalação do sistema de comércio de free shop, com tributação específica, com as empresas operantes focando os consumidores dos países do Mercosul.

Segundo esclareceu Antunes, o presidente da Câmara Federal, o gaúcho Marco Maia (PT/RS), e o deputado mineiro Odair Cunha se comprometeram que até o fim do ano o projeto estará votado no Congresso Nacional.

“O PL já está na Comissão de Constituição e Justiça – última tramitação antes da votação – e o presidente da Comissão, deputado João Paulo Cunha (PT/SP), afirmou que até o fim de novembro vota lá”, concluiu Frederico.

Frederico Antunes afirmou, também, que assim que chegar ao Senado Federal, a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) irá relatar o projeto e dará celeridade aos trabalhos.

Antunes, inclusive, conversou com a reportagem de A Plateia direto do gabinete da senadora gaúcha, onde aguardava para nova articulação, já visando a próxima etapa.

Foi tentado, ainda, contato telefônico com o deputado federal Jeronimo Goergen, porém, não houve conexão via celular e, algum tempo depois – no fim da tarde de ontem, foi confirmada a informação de que o deputado estava em deslocamento.

Você pode gostar também de:

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.