TV Escola vem a Livramento para gravação de programa

O Polo Universitário EAD foi um dos escolhidos para participar do projeto

Equipe de gravação da TV Escola, entrevistando o professor Carlos Onzel

A TV Escola (Mec), do Rio de Janeiro, esteve no Polo Universitário Municipal Ead em Sant’ana do Livramento para gravação de programa que será transmitido em outubro. Segundo Beatriz Dutra Silva, coordenadora do polo municipal universitário de apoio presencial, o Programa Salto para o Futuro é um programa de Educação realizado pela TV Escola (canal do Ministério da Educação), que tem como proposta a formação continuada e o aperfeiçoamento de docentes, bem como de alunos dos cursos de magistério. O objetivo do programa é que professores de todo o País revejam e construam seus respectivos princípios e práticas pedagógicas, mediante o estudo e o intercâmbio, por meio de diferentes mídias. Sendo assim, o polo foi convidado a participar enfatizando os desafios de democratização do ensino no Brasil, através da indicação do professor Carlos Onzel.

Ximena Dutrénit Dergam, aluna do primeiro grupo do polo de Livramento, educadora especial

De acordo com a coordenadora, o polo é um dos pioneiros, juntamente com Bagé e Uruguiana, sendo que Sant’Ana do Livramento foi o único município que permaneceu na Educação a Distância pro Licenciatura na formação de professores, e foi esse quesito relevante para a sua escolha pelo programa nacional da TV Escola.

“Como é um polo Ead, as universidades estão representadas pelos seus tutores presenciais”, salientou Beatriz. A equipe da TV escola está fazendo visitas em várias cidades do País para a gravação das edições do programa. São feitas perguntas aos coordenadores, alunos, tutores, enfim, aos envolvidos diretamente nos polos, referentes ao funcionamento das instituições presenciais de apoio.

“O Polo Ead é onde as pessoas têm acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade”, destacou a coordenadora, salientando, ainda, que quem custeia o polo é o gestor municipal, porém quem se responsabiliza pela qualidade dos conteúdos e cursos são os alunos, através das universidades. A Universidade Federal de Santa Maria foi a pioneira em trazer o curso de educação especial. “O que queremos mostrar é que a educação a distância é de qualidade e, quando levada a sério, equivale a aulas presencias, pois o aluno recebe o mesmo ensino”, avaliou Beatriz Dutra.

Beatriz Dutra Silva, coordenadora do polo municipal universitário de apoio presencial

“Passei no vestibular de 2005 e hoje sou professora especial. Participei de um plano piloto, na época do Ministro Tarso Genro, foi então que em agosto de 2005, através de um vestibular de inverno, começamos a trabalhar sem ter a mínima ideia do que era um computador, ou do que era uma aula on-line, não sabíamos como mandar e-mails. Mandaram-nos professores especializados em aulas digitais e ambientes de aprendizagem virtuais, e isso tudo implementado pela UFSM. Então, desse jeito, tudo começou, com muito esforço, muito empenho de todos, e foi assim que a TV Escola chegou até o Polo para realização de uma das edições do programa Salto para o Futuro”, Ximena Dutrénit Dergam, aluna do primeiro grupo do polo de Livramento, educadora especial

“A gente veio visitar o polo, e estamos aqui para mais uma gravação do programa, Salto para o Futuro, que é um programa da TV Escola, e que fala a respeito da qualidade de educação, democratização do acesso, desafios da expansão por meio da educação a distância”, Camila Nin, jornalista da TV Escola

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.