Domingo, 04 de Dezembro de 2011

Fica, Sebrae!

Sérgio Oliveira, da ACIL, Ney Edilson, da Urcamp, Pablo Escosteguy, do Sindilojas, prefeito Wainer Machado e Robson Cabral, do Comude, discutiram estratégia local para manter em Livramento a coordenação do serviço. Foto: JOTA CAVALHEIRO-DIVULGAÇÃO/AP


Livramento resolveu entrar em definitivo na queda de braço com Uruguaiana para manter, aqui, a sede regional do Sebrae-RS, entidade que se propõe a estimular o espírito empreendedor e promover a competitividade e o desenvolvimento auto-sustentável dos pequenos negócios e que, muito especialmente nos últimos meses, vem desenvolvendo um trabalho excepcional no apoio à formalização de um significativo número de trabalhadores. A transferência da sede para Uruguaiana não implica a suspensão dos trabalhos da entidade em Livramento, mas com certeza tornará mais morosos os processos referentes ao desenvolvimento e fortalecimento das empresas locais. Segundo se conseguiu apurar, não existe uma razão concreta para tirar a gerência regional do município – o que por sí só já é motivo para que permaneça aqui. É o que busca a partir de sexta-feira uma mobilização comunitária que reúne a Prefeitura Municipal, a ACIL, o Conselho Municipal de Desenvolvimento-COMUDE, o Sindilojas, a Urcamp e várias outras organizações representativas de Livramento. Essas entidades e órgãos já estiveram reunidas na sede da ACIL para definir uma estratégia de atuação. Buscarão o envolvimento de outros organismos e inclusive da classe política. “A gente sabe que a decisão vai se dar nesse âmbito”, justifica o presidente da ACIL, Sérgio Oliveira. O prefeito Wainer Machado viaja amanhã para Porto Alegre, onde buscará o apoio de políticos como Beto Albuquerque, o presidente da Assembleia Adão Villaverde e o próprio vice-governador Beto Grill. Na quarta-feira, quando estiver retornando de Brasília, onde estará na terça, ele vai tentar uma audiência com o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS – Vitor Augusto Koch, para tentar garantir a permanência da gerência regional aqui.

Legislação para micros

A pretensão de deslocar para Uruguaiana a coordenação regional do Sebrae surge em um momento em que a entidade vem conseguindo uma parceria significativa com o Município, que inclusive já implantou sua própria Lei de Incentivo aos Microempreendedores.

Município destaque

Outro aspecto importante de salientar é que Livramento também foi incluído, junto com Uruguaiana, entre os 60 municípios de todo o Brasil selecionados para receber o programa de revitalização dos espaços comerciais, projeto no qual o Sebrae planejou investir R$ 2,4 milhões.

Crescendo na crise

Diz o ditado que nos momentos de dificuldade são superadas as diferenças para a construção de uma solução de interesse comum. Essa máxima tem se comprovado à plenitude em relação ao funcionalismo municipal, em vários episódios recentes. As lideranças das várias organizações representativas de diferentes segmentos do funcionalismo, como o próprio Sindicato da categoria e a Ascam, que já atuavam, mais o Sindiágua e a ASTEM, criados há pouco tempo em âmbito municipal, conseguiram um discurso único. Ainda que em alguns casos persistam discordâncias sobre detalhes, no geral a atuação integrada tem representado vitórias importantes para o funcionalismo.

Aumento da taxa

Uma prova do maior envolvimento entre os órgãos e entidades representativas do funcionalismo é a comoração, também pela direção do Sindicato dos Servidores, da aprovação do recente aumento da taxa de água, que era uma defesa dos servidores do DAE. Funcionários dos demais setores foram mobilizados pelo Sindicato e grande parte esteve presente no dia da votação do projeto na Câmara. Os diretores do Sindicato consideraram que “os senhores vereadores demonstraram comprometimento e responsabilidade com a sociedade santanense”. Se o aumento da taxa é ruim, o Sindicato avaliou que a criação de uma PPP poderia significar demissões e aumentos maiores ainda. “A única saída era um aumento na taxa de água para que a operacionalidade do DAE seja garantida”, garantem os dirigentes sindicais.

Fiscalização

A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais atribui à toda sociedade e aos próprios servidores do Departamento de Água e Esgotos, de agora em diante, a responsabilidade de “manter os olhos abertos e denunciar qualquer deslize que possa vir a comprometer (mais ainda) as financias do DAE”.

Estrutura

O vereador Cláudio Coronel, do PMDB, está aguardando da Prefeitura Municipal a apresentação de um projeto de melhoria da estrutura da praça Getúlio Vargas para atender as necessidades dos trabalhadores que ali esperam os ônibus que os levam para as lavouras de maçã em Vacaria, no norte gaúcho, e São Joaquim, em Santa Catarina. Ele formalizou pedido feito por vários trabalhadores, no  sentido de que a praça seja adaptada para embarque e desembarque, com a construção de área protegida e banheiros adequados.

Receita extra

Tem fundamento a proposta de Cláudio Coronel de promover melhorias na estrutura da praça para atender à demanda dos trabalhadores. São milhares de santanenses de ambos os sexos que anualmente se deslocam até essas cidades para trabalhar. Coronel estima que esses trabalhadores tragam cerca de R$ 4 milhões extras por ano para a economia fronteiriça. “São recursos gastos no nosso comércio, em serviços, enfim. É uma quantia considerável”, avalia.

Dignidade

O Conselho de Assistência Social estuda proposta de uso de recursos do Bolsa Família para custear emissão de CPF para pessoas carentes em Livramento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.