Novos Mentores do Proerd estão sendo formados em Sant’Ana do Livramento

Equipe com 35 policiais militares está recebendo treinamento de oficiais de Minas Gerais e Rio Grande do Sul

Oficiais e Praças no primeiro Curso de Formação de Mentores do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas

Sant’Ana do Livramento está sediando, desde segunda-feira (25), o primeiro Curso de Formação de Mentores do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, o qual está sendo realizado no Núcleo de Estudos Fronteiriços.

Os 35 militares do Estado do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, entre eles praças e oficiais, sairão da cidade capacitados com a nova metodologia a ser aplicada para Instrutores do programa em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Centro de Treinamento Oficial

Segundo o capitão Cilon Freitas da Silva, coordenador Operacional do Proerd/RS, outra novidade é que a Brigada Militar foi elevada na semana passada, ao nível de Centro de Treinamento Oficial do Programa, em nível Nacional, e também elevado pelo programa nos Estados Unidos, certificação do DARE – Internacional, fazendo parte de sete estados do País com este nível.

Durante entrevista na manhã de ontem (29), o capitão Cilon destacou que os Mentores são aqueles que formarão novos instrutores, e isso irá ampliar o programa no Estado/RS. “O curso em Livramento começou na manhã de segunda- -feira, com oficiais e praças de todo o Estado. O objetivo é que a partir do ano que vem já tenhamos a implantação do novo currículo atualizado, com os 350 instrutores aplicando esta nova metodologia ao sétimo ano do Ensino Fundamental, o qual é muito melhor elaborado, com vídeos e slides, e que irá promover uma nova onda de prevenção às drogas nas escolas do Rio Grande do Sul”.

Capitão Cilon Freitas da Silva, coordenador Operacional do Proerd/RS

O coordenador Operacional destacou, ainda, que o curso tem duração de 55 h/aula e é bastante intenso, pois trabalha as capacidades necessárias para formar instrutores do Proerd. O curso tem duração de duas semanas, e torna o policial militar um educador social. “Os que estão formando nossos mentores são: três oficiais de Minas Gerais – do Centro de Treinamento de MG – policiais militares e cinco oficiais do Estado/RS, os quais já tinham esta capacitação”.

O Proerd está presente, atualmente, nos 27 estados da federação e o nível de Mentor capacita o Policial Militar com farta experiência para poder formar instrutores do Proerd que atuarão nas escolas de todo o país.

A Plateia: Quais os motivos deste curso estar sendo realizado aqui na zona de Fronteira?

Coordenador: Porque a Polícia do Uruguai teve o interesse de aplicar este belo trabalho que está sendo feito aqui em Livramento. Da mesma forma como está sendo realizado na Fronteira Noroeste do Estado, na província de Missiones, na Argentina, que também teve este interesse.

Ao sermos elevados a Centro de Treinamento, agora temos esta capacidade de poder prospectar o Proerd para o Uruguai e Argentina, através de reuniões com Embaixadores e Cônsul, o que estará ocorrendo em Livramento.

O coordenador geral do curso, coronel Flávio (ex- comandante do 2ºRPMon) – que teve em sua gestão a ideia de criar o Proerd binacional – está em Livramento para estreitar a aproximação com a Polícia Uruguaia, em nome do comandante geral da Brigada Militar, coronel Sérgio, que segundo o capitão Cilon é um dos maiores incentivadores do programa no Estado. Esta semana, o coronel realiza a demonstração do Proerd ao Chefe de Polícia de Rivera, o qual também serviu como demonstrativo ao embaixador do Brasil em Rivera – Vitor Gobato e do cônsul do Uruguai em Sant’Ana do Livramento – Ricardo Duarte, os quais realizaram visita na tarde de ontem.

 

 

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuído de sua missão institucional, vem formar uma sociedade mais saudável e feliz.  A Polícia Militar Brasileira, diagnosticando esta falha, vem desde 1992 desenvolvendo um programa educacional que visa afastar as crianças, em idade escolar, dos males causados pelo uso das drogas. Para isso, foi criado o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência), um programa que vai além dos tradicionais programas contra as drogas, que não invalida qualquer outro programa de prevenção dirigido aos jovens. É um programa que ensina às crianças a resistirem às drogas, e ainda, as ensina a como resistir, na prática, às ofertas de certas pressões dos grupos, e de atos violentos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.