Quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Espaço de participação

Melou o processo de eleição da nova direção do Conselho de Planejamento da Cidade. Primeiro,  a Comissão Eleitoral integrada por diversos representantes da sociedade impugnou, de forma regimentalmente acertada, a chapa dois, de oposição, porque alguns dos integrantes deixaram de participar das reuniões por mais de cinco convocações. Aparentemente, ficou tudo tranquilo para a eleição da chapa única, integrada pela representante do Conselho de Meio Ambiente,  Andrea Ilha, como candidata a presidente; o representante do Conselho de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Adroaldo Barreto, como candidato a vice- presidente; a representante da Apa do Ibirapuitã, Eridiane Lopes, para secretária; e a representante do Conselho da Pessoa com Deficiência, para 2ª secretária.

No dia da eleição, porém, o candidato a vice-presidente na chapa desistiu de concorrer ao cargo, o que impediu a realização da eleição, que precisará ser remarcada para uma nova data, até porque o atual presidente, Carlos Nilo Coelho Pintos, da Assandef, já declarou que pretende concorrer à vereança e não quer misturar  as estações – no que está muito correto. Aliás, essa preocupação de não usar os conselhos comunitários com objetivos políticos deveria ser entendimento comum. Os conselhos devem servir como um apoio relevante para a orientação das políticas públicas – e por isso quanto mais independência tiverem, melhor.

Alguns governos preferem tentar assumir o controle dos conselhos para ouvir apenas “amém” a suas iniciativas, chegando ao ponto de “plantar” candidaturas ou mesmo pressionando representantes do setor público nos conselhos a desistirem de candidaturas para emperrar o processo democrático de sua estruturação. É lamentável, mas é fato comum. No caso do Conselho de Planejamento da Cidade, agora novamente será chamada Assembleia Geral para criação de nova comissão eleitoral para coordenar a eleição. É importante que a sociedade como um todo acompanhe esse processo. Afinal, ainda que todos os conselhos tenham seu grau de importância nas áreas em que atuam, o Conselho de Planejamento da Cidade é uma instância da qual fazem parte todos os demais. Importante demais, pois, para ser tratado como um mero espaço para a ação política.

Força jovem na Unidade

Camila, Evillin, Jéferson e Douglas durante o encontro de formação política da “Unidade”


Aconteceu no último domingo, dia 27, o 1° Encontro da Juventude Petista da tendência Unidade na Luta, um segmento que vem crescendo bastante dentro do PT gaúcho. O encontro aconteceu na cidade de Santa Maria, tendo como principal objetivo a formação política dos jovens da tendência e, obviamente, a articulação já com vistas ao processo eleitoral que se aproxima e no qual o PT como um todo tem um interesse especial. Vale lembrar que o partido atualmente é governo tanto em nível federal, quanto estadual, o que é considerado, justamente, um grande trunfo para a campanha que se avizinha. O encontro contou com as presenças de figuras importantes do PT, como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde, o deputado estadual Valdeci Oliveira e também o secretário nacional da Juventude Petista, Jéferson Lima. De Livramento, estiveram presentes no encontro os estagiários do gabine do vereador Dagberto Reis, Douglas Ramos, Evillin Medeiros e a estudante Camila Massaque.

Quem tem medo da CPI?

Não deu outra: enquanto muita gente tenta desqualificar a importância da CPI que começou seus trabalhos na última segunda-feira, na Câmara, parece confirmar-                 -se a previsão feita pela coluna. Vai ser a forma de a sociedade se apropriar dos detalhes de tudo que aconteceu no Legislativo, em relação às denúncias de uso indevido de combustível e tentativa de chantagem. Os debates têm sido fortes já nos primeiros dias. Vale lembrar que todas as bancadas têm direito – e dever – de representação na CPI. Portanto, questionar a participação de qualquer um pode soar como tentativa de impedir o desenvolvimento dos trabalhos.

Seminário

O PP deve transferir para uma nova data a realização do seminário de formação humanística e política marcado, inicialmente, para o próximo fim de semana, em Livramento. A agenda de alguns dos palestrantes convidados atrapalhou o evento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.