Domingo, 27 de novembro de 2011

Mote na vontade coletiva

Enrique Rodrigues e Sérgio Oliveira, vice e presidente do PP, acertaram o encontro com o Diretor da FTD, Peracchi Barcellos

 

O PP santanense continua investindo forte na construção de uma mobilização de filiados e simpatizantes para reconquistar o espaço que o partido sempre ocupou na política santanense. O caminnho escolhido para essa sensibilização é o da qualificação do debate político e a intensificação da luta pelo que vem chamando de “a boa política” – uma verdadeira cruzada contra a corrupção e pela ética no Brasil – que vem a ser uma síntese da vontade de todos os brasieliros. Entre tantas ações nesse sentido, o partido já trouxe a Livramento o ex-deputado Jarbas Lima, que palestrou exatamente a respeito da ética na política. Agora, prepara para o próximo fim de semana uma edição do “retiro de formação política e humanística”, em parceria com a Fundação Tarso Dutra, que vai reunir filiados e simpatizantes em um ciclo de palestras, ministradas por políticos e profissionais de alto nível, com o objetivo de reforçar a importância da troca de ideias e conhecimentos para a integração da ideologia progressista. Um dos palestrantes já confirmados é o ex-governador Jair Soares.

Massa com vontade própria

Diretores do Sindicato comemoram a medida que resgata mais de mil servidores cujos salários estavam abaixo do Mínimo


 

Dentro do entendimento de que as relações trabalhistas precisam observar tanto os direitos dos trabalhadores, quanto a capacidade de atendê-las, dos empregadores, é preciso reconhecer o trabalho realizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais na negociação da proposta de readequação salarial da categoria, aprovada por unanimidade em assembleia dos servidores. Agora, o Sindicato pretende acompanhar o projeto até a camara de vereadores e solicitar que seja aprovada sem emendas, para que o vale alimentação seja pago já em dezembro e o novo salário em janeiro de 2012. O presidente João Carlos Silva e seus companheiros comemoram a conquista “que tira mais de mil servidores que estavam com um salário abaixo do Minimo para um salário digno”. “Agradecemos aos colegas da Prefeitura, da Câmara, do DAE e do SISPREM, que pela primeira vez não se deixaram usar como massa de manobra eleitoral e se uniram em prol de um objetivo comum”, desabafa o presidente.

CPI diferente

Foi instalada oficialmente, na última sexta- -feira, a CPI proposta pelo vereador Edu Oliveira para investigar as denúncias de uso indevido de combustível pago pela Câmara Municipal e de tentativa de chantagem envolvendo essa prática. A presidência da CPI ficou com o próprio vereador Edu, que designou como relator o vereador Batista Conceição. No ato de instalação da comissão, Edu solicitou ao Legislativo que encaminhe pedidos de cópias “capa a capa” do trabalho de investigação já feito pela Polícia Civil, Ministério Público e Unidade de Controle Interno, para embasar o trabalho dos legisladores, que terão prazo de 60 dias para concluir os levantamentos.

Gravação

A denúncia de suposta tentativa de chantagem pelo presidente do PMDB ao vereador Bernardo Fontoura vai ser um dos principais focos da CPI, já que as demais investigações tangenciaram essa questão. Os vereadores já aprovaram um pedido de cópia da gravação da conversa na qual teria ocorrido a tentativa de chantagem.

Sigilo, não!

Edu Oliveira pretende que os trabalhos da CPI sejam disponibilizados para os meios de comunicação locais, a fim de dar total transparência às investigações para que a comunidade tenha conhecimento do assunto. Isso somente não acontecerá se algum dos vereadores pedir que uma ou outra ação seja feita de forma sigilosa. Na verdade, porém, isso só se justifica se for para proteger a honra de alguém que efetivamente não mereça esse tipo de exposição.

Base ampliada

O Governo Municipal empurra serenamente para mais adiante qualquer necessidade de escolher entre os partidos com os quais teve uma forte ligação durante todo o segundo mandato e – no caso do DEM – desde o primeiro mandato do prefeito Wainer Machado, e os detentores de cargos eletivos que optaram por outras siglas no finalzinho do prazo limite para as filiações de pré-candidatos. Edu Oliveira deixou o DEM e fundou o PSD, levando junto vários filiados que integram a Administração. Bernardo Fontoura filiou-se ao PDT – que também está na base do Governo – mas já teria reivindicado para seu novo partido os cargos ocupados pelos tucanos, inclusive em pelo menos três secretarias. O novo presidente do Democratas, Cesar Maciel, já pediu formalmente os cargos do partido, enquanto o PSDB busca na Justiça a vaga de Bernardo no Legislativo. Enquanto isso, o Governo Municipal conversa com todo mundo, mas não toma partido de ninguém.

Sem PPP, com reajuste

Finalmente, deve ocorrer amanhã a votação em segundo turno da emenda à Lei Orgânica que condiciona à aprovação popular, através de plebiscito, qualquer projeto de transformar o DAE em PPP ou privatizá-            -lo. Na mesma sessão, os vereadores poderão ter que votar o pedido de aumento na ordem de 25% na taxa básica de água, apesar da possibilidade de que seja apresentada proposta de emenda visando fragmentar a aplicação do aumento.

Antiguidade é posto?

Apesar de aprovada apenas com algumas alterações na assembleia da categoria, a proposta da nova matriz salarial oferecida pelo Executivo deixou uma parcela dos servidores preocupada com a discrepância no texto quanto ao básico para quem entra agora e quem já se encontra em vias de aposentadoria. Um servidor de Padrão 1, Classe A, entraria no serviço público com salário inicial de R$ 630,00, enquanto que, ao se aposentar, um servidor do mesmo padrão, Classe D, receberá R$ 830,00, foram as vantagens. Uma sugestão é de que o percentual aumentado no básico do Padrão 1, Classe A, seja parcelado percentualmente entre os anos trabalhados, estabelecendo uma proporção para o tempo de serviço. Questionado sobre essa possibilidade, o prefeito Wainer Machado pediu calma aos servidores. “Uma coisa de cada vez”, disse.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.