Sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mobilização municipalista

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios-CNM, Paulo Ziulkosky, tenta mobilizar, nesta sexta-feira, prefeitos de todo o Brasil em uma grande manifestação municipalista com o objetivo de pressionar os parlamentares brasileiros para que seja cumprido o acordo celebrado com as lideranças partidárias em relação à imediata votação, na Câmara dos Deputados, do PL 448/2011, referente à redistribuição – beneficiando todos os municípios – dos royalties do petróleo que atualmente vão na maior parte para os estados e municípios produtores e apenas uma pequena parcela para divisão entre todos os outros estados e municípios. Caso a votação não ocorra conforme combinado, a CNM pretende exigir do presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, que seja imediatamente convocada sessão para apreciação do veto presidencial ao PL 5.940/2009.

Além disso, a CNM também pretende pressionar os senadores pela votação do projeto SCD 121/2007, que regulamenta a Emenda Constitucional 29, no sentido de restabelecer o texto original aprovado no Senado Federal, estabelecendo a vinculação de 10% do orçamento da União para o financiamento da Saúde, sem a criação de uma nova contribuição. O prefeito Wainer Machado recebeu o convite para a mobilização que acontecerá hoje e para participar em Brasília, na próxima quarta-feira, de uma grande concentração de lideranças municipalistas, prefeitos, vereadores e demais agentes públicos no Congresso Nacional, culmimando a programação de pressão.

Praça

Além dos integrantes do movimento “Queremos a Praça”, que provocou e certamente teve um papel preponderante no encaminhamento de uma solução para o problema da ocupação da praça Flores da Cunha, e que reiniciaram ontem a discussão sobre formas de contribuição para a recuperação do espaço público, também os representantes dos órgãos integrantes da força-tarefa coordenada pela Justiça retomaram, ontem, as reuniões com o objetivo de avançar ainda mais no processo de criação de um espaço coletivo adequado para o camelódromo.

Positivo

A reunião realizada na tarde de ontem no Fórum local teve como foco principal uma avaliação dos envolvidos na retirada dos camelôs da praça Flores da Cunha. A análise foi de que a primeira etapa foi altamente positiva.

Relatório

Alejandro Ruiz e Valdir de Andrade entregaram relatório com proposta ao Prefeito

Valdir de Andrade Jr. e Alejandro Ruiz entregaram ao Prefeito, na oportunidade, uma síntese do relatório elaborado a partir do levantamento feito “in loco” pelos integrantes da Associação Ateliê Um a respeito da situação da praça. Quem teve acesso ao documento garante que a síntese já é um indicativo do trabalho que deverá ser realizado na praça Flores da Cunha pela Associação.

Cidadania criativa na praça

Embora tenha existência programada para ser efêmera, a cerca de madeira à volta da praça Flores da Cunha vai receber uma decoração própria. O arquiteto e urbanista Valdir de Andrade Jr. e o artista plástico e professor Alejandro Ruiz, integrantes da Associação Ateliê Um, entregaram ao prefeito Wainer Machado, durante encontro na Casa de Livramento, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, esta semana, uma solicitação da documentação e informações necessárias para a realização do projeto de restauração da praça e para a realização de uma oficina de Pintura de Murais nos painéis que constituem o “tapume”. Os integrantes do Ateliê Um pretendem divulgar dentro de poucos dias a data da realização da “Oficina de Murais”, atividade que iniciará o processo de restauração da Praça.

Ajuda

Alejandro Ruiz destaca que a recuperação das peças “escultóricas e monumentais” da Praça também serão fruto do aporte de imagens e histórias contadas pela comunidade. “Esses monumentos trazem consigo a memória da cidade, de seus personagens históricos e da relação das pessoas como um todo”.

Mastigado

A Prefeitura Municipal prepara um levantamento completo a respeito do volume de diárias utilizadas pelos órgãos públicos em Livramento. Objetivo é contrapor a informação de que Prefeito, secretários, vereadores e cargos CCs gastaram mais de R$ 700 mil em diárias de viagens de janeiro a agosto deste ano. O Executivo recorda que o Portal Transparência mostra claramente que a quase totalidade das diárias foram utilizadas por funcionários, entre os quais motoristas da saúde que transportam doentes para outras cidades e integrantes da secretaria de Obras, para os quais sai mais barato pagar com diárias do que com horas-extras as atividades realizadas no interior do município. Mesmo acreditando que isso esteja claro no Portal Transparência, a Prefeitura vai esmiuçar para facilitar o entendimento por todos os contribuintes.

Mais energia

O Esporte Clube 14 de Julho vai ganhar um gás extra em 2012. O time vai estampar na camiseta o patrocínio da Eletrosul, articulado pela ex-deputada Emilia Fernandes. Agora secretária-executiva do Codesul, Emilia, que é quatorzeana, confirmou ao vereador Dagberto Reis a  aprovação da parceria. O santanense Ronaldo Custódio, diretor da Eletrosul, também teve papel fundamental na liberação, segundo Dagberto.

Adversário

“Todos sabem que meu time em Livramento é o Armour F.C., mas o 14 de Julho é quem representa esta cidade no cenário futebolístico estadual, por isso ajudei na articulação desse patrocínio”, comentou o vereador petista. Além dele, é importante destacar, também, a atuação de Paulinho Labarthe, que visivelmente sempre esteve engajado na luta pelo apoio para o Leão. O valor do patrocínio deverá ser em torno de R$ 50mil.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.