Ato solene marca data especial na Câmara

Vereador Batista Conceição propôs a sessão especial em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro

Robson Cabral, Carine Frassoni, Sérgio Moreira, juíza Carmem Lúcia Santos da Fontoura e Germano Camacho

Foi marcada por muita emoção a primeira sessão da semana, realizada pela Câmara Municipal de Vereadores, quando o grande expediente foi transformado em ato solene, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. A homenagem à data foi proposta pelo vereador Batista Conceição (PSB), e contou com a presença unânime dos vereadores e também de convidados especiais, como a juíza Carmem Lúcia Santos da Fontoura, diretora do Fórum desta Comarca, o secretário geral do Governo Municipal, Robson Cabral, a presidente do Movimento Negro Zumbi dos Palmares, Onícia Cruz, o professor José Lázaro de Menezes, um dos fundadores do Movimento Negro e ex-presidente do Clube Farroupilha, entre outras lideranças do município, que se fizeram presentes no plenário João Goulart.

Ao ocupar a tribuna e justificar o ato solene, o qual classificou como uma “singela” homenagem, o vereador Batista Conceição fez um relato de suas ações, durante a Semana Nacional da Consciência Negra.

“O que nós procuramos provocar nesta data é uma reflexão do que é a Semana Nacional da Consciência Negra, o Dia Nacional da Consciência Negra, e o que significa essa data, pois muitas pessoas não têm esse conhecimento”, alertou o vereador, o qual nos últimos dias dedicou-se a fazer palestras nos educandários da cidade e promover a divulgação de filmes que contam a história de Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes negros do País, morto no dia 20 de novembro de 1695.

Vereador Batista Conceição, proponente da sessão especial

Batista narrou um pouco da história do negro, sua saga e sua luta pela liberdade, sob a liderança do herói antiescravagista, Zumbi dos Palmares.

Conceição realizou palestras para as turmas de Magistério do Instituto Estadual de Educação Liberato Salzano Vieira da Cunha, e nas escolas Cyrino Luiz de Azevedo e Sílvio Ribeiro. O líder socialista, que foi um dos fundadores do Movimento Negro na cidade e conselheiro do CODENE, Conselho Estadual da Comunidade Negra, comprometido com a causa da negritude, considera importantes essas situações, pois o contato com alunos para falar sobre questões da negritude, revelam o compromisso da educação com o tema.

“No dia e na Semana da Consciência Negra fazemos uma profunda reflexão sobre a importância da contribuição da cultura africana na sociedade brasileira. Informamos sobre o papel da negritude e reafirmamos os nossos valores étnico-culturais”, ressaltou o professor e vereador Batista, informando que a presidente Dilma deverá sancionar uma lei, tornando o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, feriado nacional.

Outras emocionantes manifestações também foram realizadas pelos demais vereadores e de forma especial pela juíza Carmem Lucia e pelos líderes negros santanenses, os professores Lázaro e Onícia Cruz.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.