Segunda-feira, dia 21 de novembro de 2011

Dia da confirmação

A Câmara Municipal vota hoje, em segundo e último turno regimental, o projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal de autoria do vereador Dagberto Reis, do PT, para que Livramento fique obrigada a promover consulta popular para decidir qualquer medida relacionada com privatização ou transformação do Departamento de Água e Esgotos-DAE em parceria público-privada. A proposta simplesmente acrescenta o termo PPP à determinação legal já existente de realização do plebiscito para decidir sobre privatização dos serviços de água e esgoto. Já foi aprovada por unanimidade na última quarta-feira, inclusive com voto favorável do presidente da Casa e dos demais vereadores da base de apoio ao Governo Municipal. O próprio prefeito Wainer Machado é favorável a essa garantia do patrimônio público. Mas não dá para bobear…

Nada como o tempo…

O presidente do Democratas, Cesar Maciel, teve sentimentos antagônicos na sexta, quando visitou a Câmara para tratar assuntos do setor primário: ficou apavorado com a crítica situação financeira de que tomou conhecimento, mas alegre com a receptividade da maioria dos funcionários, que acompanharam sua gestão naquela Casa.

Relatórios presenciais

Leandro, Henrique, Elifas e Max com o governador Tarso Genro


O governador Tarso Genro coordenou na manhã de sábado, em Cacequi, a 10ª Interiorização do Governo do Estado. Na reunião de trabalho, que ocorreu no ginásio municipal, o Chefe do Executivo e seu secretariado debateram as demandas da região com os prefeitos, autoridades, líderes comunitários e a população, que lotou o local, fazendo dessa edição a maior realizado até agora, em número de participantes. O presidente da CRM, Elifas Simas, junto com o mais novo integrante do PT Amplo e Democrático, Leandro, Henrique Lopez e o coordenador regional da Defesa Civil, capitão Max, marcou presença no encontro. Tarso fez questão de ressaltar que o objetivo é prestar contas. “Isso é uma questão de respeito com os cidadãos”, disse.  O governador também frisou que a Interiorização não é apenas uma solenidade, mas uma reunião do corpo administrativo do Governo com as lideranças da região para expor os projetos em andamento do Executivo e ouvir as demandas.

Brasília

Em Brasília para tratar assuntos profissionais, o advogado e presidente da subseção local da OAB Luiz Eduardo D’Ávila terá audiências hoje e amanhã com deputados integrantes da comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara Federal. Recebeu pedido do presidente da ACIL, Sérgio Oliveira, para manifestar anseio da comunidade santanense quanto à aprovação do projeto de lei 6316/09, do deputado Marco Maia, do PT, que cria o sistema de free shops no comércio das cidades gêmeas do Brasil com Uruguai e Argentina. Luizinho será acompanhado pelo deputado Jerônimo Goergen nos contatos na Câmara Federal.

Cargos

O Prefeito Municipal ainda não deu uma posição clara ao Democratas a respeito dos cargos que o partido ocupava na Administração – e que quer de volta, depois que o vereador Edu Oliveira e seu grupo apearam para fundar o PSD no município. O novo presidente do DEM e virtual candidato do partido, Cesae Maciel, já conversou com o Chefe do Executivo e formalizou o pedido dos cargos. A semana promete novidades.

Poder do voto

Talvez Wainer Machado esteja esperando uma definição judicial em relação ao cargo de vereador, atualmente ocupado por Edu Oliveira. Mesmo que a vaga, no caso de perda por parte do vereador que trocou de partido, vá para o PSB, o espaço dos Democratas poderá aumentar no Governo.

Icone nacional

A vereadora Carine Frassoni prestigiou a tarde de autógrafos do senador Pedro Simon no encerramento da Feira do Livro de Porto Alegre. Simon autografou cerca de 700 exemplares de sua nova obra, “Sobre o País que queremos”. O livro faz uma reflexão sobre a realidade vivenciada no dia-a-dia, em contradição com uma visão de um país ideal, com justiça social e sem corrupção. “Sobre o país que queremos” traz artigos e comentários, muitos dos quais foram temas de discursos no Senado. A vereadora Carine se disse “muito honrada em participar deste evento e rever o Senador Pedro Simon, um ícone do cenário político nacional”.

O nome da vez

O prefeito Wainer Machado confidenciou ao jornalista Duda Pinto que, no momento, o nome que considera melhor para concorrer a sua sucessão é o do vereador Nelmo Oliveira. Tudo vai depender do andar da carroça política até o inicio oficial da corrida eleitoral, mas é um indicativo importante.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.