Quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ventos de ensino

O músico Adair de Freitas terá participação de destaque no painel coordenado pelos professores Sandra e Érico


A Escola Municipal Unidade de Ensino Agrícola, localizada no Passo da Florentina, encerra na próxima quinta-feira, dia 24, no Salão Nobre José Antônio Flores da Cunha da Prefeitura Municipal, o projeto desenvolvido pelos alunos da 5ª e 6ª séries, que teve como tema central “A Educação e a Energia Eólica em Sant’Ana do Livramento”. O projeto será encerrado com um painel, às 9h, que abordará os aspectos estudados pelos alunos, nas áreas de economia, turismo, meio ambiente, políticas públicas e sociedade. O projeto teve a coordenação dos professores Érico Benites e Sandra Motta e contou, inclusive, com visitação dos alunos ao canteiro de obras da usina eólica Cerro Chato. O painel de encerramento contará com as presenças de convidados especiais, que conversarão com os alunos sobre as várias áreas trabalhadas. Entre os nomes confirmados para participar do painel, destaque especial ao renomado Adair Rubim de Freitas, que muito antes de se cogitar a possibilidade do uso dos ventos para a geração de energia na região, já cantava o “Vento Xucro” – composição na qual descreve poeticamente as características do vento Minuano e sua interferência na vida dos fronteiriços – e também a “Polca do Cerro Chato”, na qual faz referência ao local que hoje é conhecido como a “Cidade dos Ventos”.

Santa Casa

A direção do hospital Santa Casa de Misericórdia se sentiu atingida por uma manifestação do vereador Lídio Mendes, o “Melado”, do PTB, feita na tribuna da Câmara e reproduzida pela coluna. Em nota de esclarecimento encaminhada ontem, repudiou os termos utilizados pelo legislador ao relatar o encaminhamento de uma senhora para atendimento.

Santa Casa 1

Diz a nota: “A Provedoria da Santa Casa, juntamente com seu quadro funcional, mesa administrativa e direção, têm a dizer à população, com respeito à manifestação do vereador Lídio Mendes nessa coluna – “A Plateia-11/11/2011” – que a mesma é leviana e difamatória, e que nenhuma pessoa deixou e/ou deixa de ser atendida no Pronto Socorro, sem qualquer tipo de discriminação. O único critério observado é a urgência que cada caso exige!”

Santa Casa 2

A nota encaminhada pela direção do Hospital ainda continua: “Quanto ao citado vereador ‘dar voz de prisão a alguém(???)’, é uma situação que precisa ser esclarecida, e será a seu tempo, sendo que a Santa Casa não aceita, e não aceitará, nenhum tipo de insinuação e intimidação que venha na tentativa de deturpar a imagem deste hospital, ainda mais de pessoas que só buscam espaço político a qualquer preço. As medidas de reprovação cabíveis serão tomadas, a seu tempo, nas searas respectivas e competentes!”.

Projeto Legal

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-Comdica realiza às 19h de hoje, no Salão Nobre José Antônio Flores da Cunha, da Prefeitura Municipal, o lançamento do Projeto Legal, que tem por objetivo a captação de recursos para o financiamento de atividades em benefício das crianças e adolescentes de Livramento. A atividade contará com a participação do Sindicato dos Auditores da Receita Federal.

Unanimidade

Foi unânime, ontem, a aprovação em primeiro turno, pela Câmara de Vereadores, do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, que estabelece a obrigatoriedade de realização de plebiscito para transformação do Departamento de Água e Esgotos-DAE em empresa de Parceria Público-Privada, a famosa PPP. A proposta de emenda à LOM foi apresentada pelo vereador Dagberto Reis, do PT, em complementação a uma alteração anterior feita na Lei Orgânica por sugestão de seu antecessor, Glauber Lima, que obriga o gestor a ouvir a população sobre propostas de privatização da autarquia. A aprovação unânime resultou de um cuidadoso trabalho de convencimento dos legisladores, que contou, inclusive, com a participação do presidente do PT local, Fabricio Péres. O próprio prefeito Wainer Machado já havia manifestado concordância com a proposta, ao se pronunciar aos servidores do DAE e populares durante a caminhada contra a PPP.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.