Presença nas ruas

Desta vez, são os estudantes que tomam a iniciativa de chamar a população a uma reação de cidadania. Nesta segunda, às 16 horas, estudantes, lideranças comunitárias, representações de classe, políticos, entre outros, estarão se concentrando no Parque Internacional para mais um ato de repúdio à ideia de privatização ou mesmo de transformação do Departamento de Água e Esgoto-DAE em empresa de Parceria Público-Privada. Trata-se de uma manifestação que já havia sido agendada mesmo antes que o prefeito Wainer Machado manifestasse publicamente, durante uma caminhada anterior organizada pelos funcionários do DAE, que a suposta proposição de formação da PPP não avançaria – pelo menos por enquanto. A freada nos estudos para isso, diante da evidente reação contrária de vários setores comunitários, não significa contudo que a ideia tenha sido definitivamente recolhida ao armário. Na verdade, o Governo tem claro e presente o entendimento de que o DAE precisa urgentemente um injeção de recursos, e vai continuar buscando essa alternativa. Já protocolou na Câmara Municipal nova proposta de recomposição da taxa de água, tentando um aumento de 25% sobre os valores atuais – e ganhou uma pré-avaliação bastante simpática da maioria dos vereadores, satisfeito com a troca da PPP pelo aumento, mas isso tampouco é garantia de aprovação. E, caso o aumento não saia, ainda existe a carta na manga da retomada das discussões sobre a formação da PPP. Os contrários à ideia sabem disso e pretendem se manter articulados e alertas, principalmente no sentido de mobilizar a população. E é nesse sentido que será realizada hoje mais essa caminhada. “Leve sua família, convide seus vizinhos, essa é a hora de reivindicar”, convocam os organizadores. “Estaremos nos reunindo por um ato de luta pelos nosso direitos. A atitude de lutar por um bem que é da nossa cidade tem que partir de nós. Nada mais justo do que tentar preservar aquilo que nós temos de mais valoroso e é reconhecido por todos pelo seu bem natural, que é a água, a maior riqueza do nosso município. A juventude unida pode mudar uma geração”, justificam.

Velho “Poli”

Um grupo de ex-alunos da escola Polivalente está se mobilizando para realizar em Livramento um encontro dos alunos pioneiros na Escola, que iniciaram os estudos em 1973 e 1974. O Grupo que tomou a iniciativa estará se reunindo na próxima terça-feira, dia 15, às 16 horas, no Restaurante da Associação e Sindicato Rural, e todos os ex-alunos dessa época estão convidados a participar. A ideia do Grupo é realizar um encontro com ex-alunos e professores para, então, dar início à preparação dos 40 Anos do início dessa caminhada  do “Poli”, hoje chamado de Vitélio Gazapina. Os contatos para maiores informações poderão ser feitos pelo Orkut, comunidade “Polivalente Anos 70”, e Facebook, no endereço “Polivalente Anos 70” ou ainda pelos fones 3241-1067, 81301486 ou 81412707, todos 55.

Balança

O Democratas decidiu mesmo formalizar o pedido dos cargos ocupados por indicados do vereador Edu Oliveira, agora no PSD. O partido encaminhou o pedido junto com cópia de ata que confirma apoio integral e irrestrito do Diretório Municipal ao novo presidente da Executiva, Cesar Maciel. Já está tramitando também, na Justiça Eleitoral, o pedido da cadeira ocupada por Edu Oliveira no Legislativo. No caso de vitória, a vaga vai para o PSB, com o qual o DEM fez coligação proporcional. Caberá ao Prefeito decidir o que é mais vantajoso: manter o apoio do DEM, agora com Cesar Maciel, ou trocá-lo pelo PSD de Edu Oliveira?

Para a população decidir

A visível discordância de vários setores da comunidade em relação à ideia da criação de uma PPP para assumir o DAE evidencia a importância de que, nesse sentido, qualquer nova iniciativa seja exaustivamente discutida e de preferência aprovada pela maioria da população. Daí a relevância da proposição de que o assunto seja submetido a um plebiscito. O próprio Governo não é contra a ideia, conforme manifestou o prefeito Wainer Machado ao se pronunciar na manifestação dos servidores do DAE.

Uma palavra

Na próxima quarta deve ser votada em primeiro turno na Câmara Municipal um projeto de emenda à Lei Orgânica do vereador Dagberto Reis, do PT, que determina a realização de plebiscito para criar a PPP no DAE. Já existe uma emenda de Glauber Lima que não permite a privatização do DAE sem plebiscito. A emenda de Dagberto somente acrescenta o termo PPP ao artigo da Lei. Para ser aprovada a emenda precisa de dois terços da Câmara em dois turnos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.