Kenny Braga será homenageado na escola de samba Os Acadêmicos

Escola apresenta o tema-enredo neste sábado, no Baile de Aniversário

O jornalista e radialista Kenny Braga será o homenageado do carnaval 2012 na escola de samba Os Acadêmicos, que apresenta o tema- -enredo no Baile de Aniversário, neste sábado, 12, a partir das 23h30, na sede da Sociedade Espanhola (na rua dos Andradas, ao lado do clube Caixeiral). A animação da festa estará a cargo das bandas de pagode: Puro Som, Bom Sentido, Buiko, Xandy do Cavaco e Laxa. A escola aguarda a presença de Kenny na festa.

ENREDO 2012

SANTANENSE DE CORAÇÃO !MEU MANTO É VERMELHO E BRANCO ! ACADÊMICOS MINHA RAZÃO !SOU KENNY BRAGA, O POETA DA PAIXÃO !

Não será muito fácil falar de mim mesmo.
Afinal quem sou?
Me vou ao baú das recordações
Nasci doble-chapa num domingo enluarado natalino em Santana do Livramento, minha terra, meu quinhão.
Minha mãe , Alice , brasileira nascida no Uruguai. Meu pai Nelson, brasileiro e meu avó Januário, um uruguaio.
Esta miscigenação , este sangue guarani com raízes de Maragato , me orgulham e me deram a verdadeira dimensão de minha existência.
Sou capricorniano.
Sou filho de Xangô!

Ainda me vejo moleque no Cerro da Igrejinha entre lebres e passarinhos colorindo meus sonhos empinando pandorga , eta época maravilhosa que deixou saudades … ¨ as ruelas , os ¨ bolichos do arrabalde ¨ de onde sairiam minhas 1as. ¨tcholitas ¨ , as praças , meus primeiros passos no Colégio Júlio de Castilhos , o Colégio Salzano Vieira da Cunha … meus professores que me deram o gosto pela literatura …minhas leituras dos grandes cronistas : Fernando Sabino, Rubem Braga , Paulo Mendes Campos , a luz do lampião que ¨alumiava minhas leituras e meus textos ¨, meus primeiros chutes no futebol , meu amor pelo Grêmio Santanense, meu primeiro emprego no Jornal A Platéia ¨ e ali mostrei porque vim , meti a cara escrevi o que não queriam e dum editorial escrito …o jornal fechou. Da riqueza do aprendizado tive muito amigo ¨chapeiro ¨, conheci muito ¨borracho ¨e das noitadas até o fechamento do jornal – me tornei boêmio …e boêmio sempre serei … ainda escuto a suavidade da voz de Nelson Gonçalves – Santanense como eu – Boemia aqui me tens de regresso …

Mas não me arrependo das lutas que travei , das bandeiras que empunhei – da dignidade, da justiça , da ética. Pelos trilhos do trem suspirei minhas dúvidas mas sem olhar para trás embarquei e pela janela a minha frente viajei pelos sonhos que a vida me oferecia. Construí minha vida profissional longe do meu rincão mas em nada me desmereceu , pois a capital me acolheu como se um dos seus, fosse. E assim pelos prédios da UFRGS me formei jornalista o que muito me honra e após algumas tentativas que não deram muito certo , conseguem me imaginar como vendedor de livros ? Nem eu.

Pois morando com parentes, a grana tava muito curta , conheci os caminhos ¨dos meios de comunicação ¨ e …lá estava eu como redator da Rádio Farroupilha. A saudades me fez voltar pro meu rincão ¨santanense que sou de 4 costados ¨, tão logo recebi meu canudo de papel , como dizia Martinho da Vila. Como cronista escrevi para a Folha Popular e vivi então um rico período ¨ intelectual boêmico . Textos estes que deram origem a meu 1º livro – ¨O viajante confuso ¨- Me senti ¨o cara ¨Autógrafos , muita gente, muita mulher bonita, muitos amigos.

Pois então como eu contava pra vocês …logo, logo ..retornei para a capital e bati na porta da então famosa Folha da Tarde e Walter Galvani me deu a chance e empregado fui ser uma das minhas paixões …ser cronista , escrever crônicas e … ¨ o loco ¨meu patrão era ninguém menos ninguém mais que Breno Caldas um verdadeiro mito e amigos nos tornamos .

Nas principais redações que acolheram meus textos , mostrei a força das minhas palavras, palavras que saiam com a força da minha caneta e das folhas de papel em branco – Diário de Noticias, Folha da Tarde , Zero Hora e nas sucursais da revista Veja, do Estado de São Paulo, do Globo , onde inclusive fui chefe de redação. Sou um homem de redação , sou um homem de jornal

Minha vida sempre foi muito louca …não sou daqueles de parar no tempo …radialista, jornalista, cronista, redator, poeta, escritor …de tudo um pouco um pouco de tudo . Meus livros me deram muito prazer em escrevê-los : Para brincar com pandorgas …Meu amigo Jango … Inter- Orgulho do Brasil … os 10 mais do Internacional … as bibliografias de Túlio Piva , de Plauto Cruz . Minhas histórias foram contadas em mesas de bar onde vivi a mais pura boemia , onde senti o perfume de lindas mulheres .

Ah noite chorosa que nos encantava e lavava nossas almas . A Cidade Baixa e o Centro me acolheram nas longas madrugadas , muito bebi , muito me emborrachei . Ali conheci muitos amigos de músicos a poetas, de românticos a loucos …loucos sim ! Loucos de paixão ! Poderia ficar escrevendo um pouco mais sobre minha existência, sobre minha história …sem falsa modéstia , teria muito prá contar.

Mas preciso por um dever de justiça escrever sobre minhas paixões …

Meu Inter , campeão de tudo, que só me dá alegrias …este vermelho é igual ao meu sangue , sem ele não conseguiria viver . Sei de cor e salteado os times do Rolo até os de hoje… O samba onde me tornei vermelho e branco ¨Os Acadêmicos ¨de Livramento e a verde e rosa da Pe. Cacique – a Praiana – as mulatas, afinal o que seria do samba sem elas .. desde sua cor, seu gingado, sua beleza escultural … Um bom vinho , carnes e massas …e até me arrisco num churrasco . O Sala é minha 2ª casa e me deu popularidade , onde os debates acontecem sem pauta e debater no Sala muitas vezes é se meter em brigas , é se meter em confusão .

É um aprendizado permanente de conduta e de respeito Sou da paz, mas não fujo dum ¨entrevero ¨… é só não me provocar . E aquela que me atura por longos anos , a guria que um dia conheci e por quem me apaixonei , a Da. Tânia , que me deu minha família – Jean Marc e a Tatiana a quem devo ter me tornado vô-coruja do Lélis Léo . Sou um homem simples que se enternece ao ver o encanto do anoitecer Que acorda com o canto dos sábias que habitam as árvores que se abrem junto a minha janela. Sou um homem de sentimentos , minha alma é habitada pela paixão Sou um homem despojado de qualquer bem material e , até por isso sou feliz .

Sou um homem que reverencia a palavra , Sou um peleador da verdade , da decência A palavra para mim é o dom maior . Sei que a verdade expõe fraturas

Mas quem me conhece sabe :

Sou amigo dos meus amigos …
Sou getulista-brizolista-legalista-trabalhista …politico trabalhista …
Não uso celular…
Não tenho ¨carro ¨…
Nos meus times sempre terei ¨pontas ¨mas que joguem abertos , metendo cruzadas pros nos. 9 botar prá dentro …
Não gosto de ¨cabeça de bagre ¨…não sou retranqueiro …meu time joga prá frente …tem cheiro de gol …
Sou rueiro-caseiro …rueiro porque um bom papo pela Rua da Praia tem o seu valor …e caseiro porque ficar em minha casa escutando uma MPB ou lendo o que vem a mão …eta coisa boa.

Depois destes longos e bons anos vividos
Paro , penso
Sinto saudades
Ao mesmo tempo que meu hino me diz Glória do Desporto Nacional Papai é o maior … 
O bico da caneta escorrega com a lágrima que rola , Afinal ninguém mais do que eu sabe que Música e poesia são irmãos gêmeos da primavera .
Escrevo …

¨ Na lonjura dos meus sentimentos 
A fronteira é a luz que me guia 
Livramento e Rivera irmanados
São a fonte de minha energia !
Nasci doble-chapa e assim me criei
Hoje o samba me reverencia ,
Me homenageia !

SOU SANTANENSE DE CORAÇÃO !
MEU MANTO É VERMELHO E BRANCO !
ACADEMICOS MINHA RAZÃO !
SOU KENNY BRAGA, AMIGO DOS MEUS AMIGOS
POETA DA PAIXÃO !

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. Jussara Viera

    PARABENS A DIRETORIA DA MINHA AMADA ESCOLA DE SAM,BA OS ACADEMICOS,PELA BRILHANTE IDEIA EM HOMENAGEAR NOSSO QUERIDO CONTERRANEO ,BRILHANTE JORNALISTA ,RADIALISTA E CIDADAO FRONTEIRIÇO ,HOMEM SIMPLES MAS COM UMA INTELIGENCIA INCOMPARAVEL NA ESCRITA,NA LOCUÇAO E EM TUDO QUE ABRAÇOU NA VIDA EXEMPLAR QUE LEVOU E AINDA HA DE USUFRUIR POR MUITOS E MUITOS ANOS.FICO MUITO FELIZ E EMOCIONADA AO LER A BELA HISTORIA DE VIDA DO KENY E SABER QUE ELE FOI E SEMPRE SERA UM EXEMPLO DE CIDADAO NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL.PARABENS PRA QUEM TEVE A BRILHANTE IDEIA DE HOMENAGEA LO.COM CERTEZA SERA UM SUCESSO COM A GARRA DO MAR VERMELHO E BRANCO O CARNAVAL DE 2012 SERA INEQUECIVEL COMO TANTOS OUTROS.LAMENTO NAO ESTAR PRESENTE NO EVENTO,MAS ESTAREI PRESENTE DE CORAÇAO E ALMA .DEIXO UM BEIJO NA ALMA DO KENY .

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.