Enquanto segue plantio do milho, colheita do trigo está na reta final

Colheita do trigo está sendo desenvolvida em sua fase final, registrando boa qualidade de produto

O plantio do milho está praticamente concluído nas grandes áreas das principais regiões produtoras, na parte norte do Estado, chegando a 68% do total estimado para esta safra. Com isso, a atual safra está 10 pontos percentuais à frente da média verificada nos últimos cinco anos. O desenvolvimento vegetativo das plantas é considerado muito bom pelos técnicos da Emater/RS-Ascar, devido às boas condições meteorológicas das últimas semanas, levando a um aumento na expectativa de produtividade, por parte dos produtores.

A maioria das lavouras em desenvolvimento mais adiantado apresenta um excelente padrão de crescimento.

As informações são da Emater, com base nos levantamentos locais e regionais desenvolvidos pelos técnicos dos escritórios em cada município e na central regional. O panorama apresenta uma realidade específica das culturas, bem como sua evolução de semana para semana.

Trigo 

Mesmo com as pequenas interrupções causadas pelas chuvas, a colheita do trigo segue em ritmo considerado normal, segundo os técnicos da Emater/RS-Ascar e produtores, alcançando 35% da área plantada nesta safra. A qualidade do produto retirado das lavouras neste primeiro terço é considerada boa – pH acima de 79 -, assim como os rendimentos obtidos até o momento, que, em muitos casos, ficam próximos aos 3.000 kg/ha. As lavouras que ainda se encontram em fase de formação de grão – 29% do total – também apresentam sanidade e potencial produtivo muito bom, beneficiadas pelas condições de tempo seco.

Apesar da boa qualidade do cereal colocado no mercado pelo produtor, o preço da saca de 60 kg de trigo segue abaixo da média dos últimos anos, o que traz insatisfação e prejuízo para o agricultor. Nesta última semana, a cotação do produto teve uma queda de 0,45% no preço médio estadual, ficando em R$ 24,18. O preço ainda é considerado abaixo daquilo que poderia resultar em termos de resultados efetivos para os triticultores.

Soja

O plantio da soja avançou 12 pontos em relação à semana passada, alcançando 20% do total a ser semeado no Estado. Esse percentual coloca a atual safra no mesmo patamar verificado no ano anterior. Em muitas áreas, os produtores colhem o trigo e plantam a soja na sequência, favorecendo as condições de conservação do solo, além de acelerar o processo de implantação da safra como um todo. O bom momento pelo qual passa a cultura, principalmente em termos de cotação do produto, também tem feito com que os produtores se animem na aplicação dos insumos. As informações são de que, em vários casos, o uso de fertilizantes, este ano, poderá ser maior do que nos últimos anos, atingindo média superior a 220 kg/ha. A valorização da soja no mercado internacional apresenta uma perspectiva de viabilidade, embora as tendências de oscilações, conforme o mercado futuro da oleaginosa, ainda possam incidir sobre as negociações.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.