Tempo seco favorece colheita do trigo

Colheita de trigo está ocorrendo em escala acentuada

Com o tempo mais seco verificado nas regiões produtoras de trigo, os produtores puderam processar a colheita sem maiores sobressaltos, avançando sobre 58% da área semeada este ano. Os rendimentos e a qualidade do produto retirado das lavouras colhidas seguem confirmando a boa expectativa para esta safra. O potencial apresentado pelos 33% que já se encontram aptos a serem ceifados, assim como os 9% que estão em fase final de formação do grão, também se apresenta em ótimas condições.

A última semana transcorreu com amplo predomínio de dias ensolarados, baixa umidade relativa do ar e ventos moderados, por vezes frios, durante o início das manhãs. Apenas no fim do período, entre a noite de quarta-feira (09/11) e a manhã de quinta-feira (10/11) as chuvas se fizeram presentes novamente no Estado, porém, foram irregulares, tanto nos volumes acumulados, quanto na sua distribuição entre as regiões. Nesse sentido, a metade Oeste foi a mais beneficiada, registrando volumes entre 14 mm e 25 mm, dependendo da localidade. Nas demais áreas, os volumes giraram entre 5 mm e 10 mm. De maneira geral, o cenário pode ser considerado como sendo de normalidade até o momento, com as lavouras de inverno sendo amplamente beneficiadas pelas condições reinantes, assim como a maioria dos pomares em fase de frutificação e as lavouras de verão em fase de implantação e desenvolvimento.

Apenas na Serra e nos Campos de Cima da Serra é registrada uma situação de deficiência hídrica mais acentuada em virtude da pouca precipitação registrada nas últimas semanas. As áreas destinadas à produção de olerícolas dessas regiões são as que vêm sofrendo maiores dificuldades, com necessidade de irrigação mais frequente, quando existente.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.