Domingo, 06 de novembro de 2011

Adequação ambiental

Técnicos da Prefeitura e diretores da Coofitec afinaram detalhes do projeto esta semana

A longa luta dos trabalhadores da Coofitec finalmente parece estar chegando a um final feliz. Nesta segunda–feira, acompanhada pelo vereador Dagberto Reis, do PT, a direção da cooperativa encaminhará em Porto Alegre o projeto para ampliação da nova Estação de Tratamento de Efluentes que vai permitir a liberação, pela Fepam, da lavagem da lã. Foi um trabalho especialmente cuidadoso que teve o imprescindível apoio do engenheiro Miguel Pereira,  junto com Ana Yebra e Gonzalo, da Secretaria de Planejamento, na elaboração do projeto de adequação. Merecem um reconhecimento especial os cerca de 30 trabalhadores da Coofitec que foram verdadeiros guerreiros  e aguentaram firme este tempo feio. Levando em conta os artesãos que dependem da Coofitec para lavar a lã que utilizam em seus trabalhos, são mais de 300 empregos que serão mantidos. Dagberto Reis, que acompanhou praticamente toda a luta pela liberação das atividades da Coofitec, comemorou essa conquista. “Novos tempos virão com certeza. Fico feliz por ter contribuído na articulação política, mesmo que modestamente, neste processo de retomada da cooperativa”, disse. Ele viaja a Porto Alegre junto com os diretores da Coofitec, amanhã.

Visão social no encontro empresarial

O advogado especialista nas áreas tributária e criminal, Amadeu Weinmann, o deputado federal Jerônimo Goergen e o presidente do BRDE, Renato Vianna, serão os palestrantes do V Encontro de ACIs que a Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL realiza nos próximos dias 17 e 18, no centro de eventos do Verde Plaza, no clube Comercial. Crimes tributários, ética e corrupção, assuntos que provocam a reação social de modo muito especial nos últimos tempos, serão parte do tema central, junto com perspectivas de desenvolvimento para a região. O evento terá abertura festiva na quinta-feira com show do santamariense Beto Pires.

Contatos positivos

Sérgio Oliveira recebeu Onix Lorenzzoni, acompanhado por Vânius D’ávila


Os empresários santanenses que estiveram em Brasília no mês de outubro, acompanhando a tramitação do projeto de criação de free shops nos municípios de fronteira, tiveram na tarde de sexta-feira uma prova da importância da presença efetiva da sociedade junto às instâncias de decisão. Durante encontro com a diretoria da ACIL, na sede da entidade, o deputado Onix Lorenzzoni, do DEM, que é membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, entrou em contato com o presidente da CCJC, deputado João Paulo Cunha, e postulou a relatoria do projeto, explicando que se encontrava na presença do presidente da ACIL, Sérgio Oliveira, e seus companheiros de diretoria. Cunha explicou que já havia designado o relator mas disse a Lorenzzoni que, conforme já havia garantido a Sérgio Oliveira durante encontro em Brasilia, já conversou com o relator que se comprometeu a colocar seu parecer em votação no máximo em duas semanas. “Foi uma ótima notícia”, comemorou Sérgio Oliveira.

Nota Mil

O Lions Club promove neste domingo, das 15h até as 18h, mais uma edição do Bric 1000, na Caixa d’Água do Wilson. É uma atividade de construção de cidadania e transferência de renda pela qual toda a sociedade pode ajudar quem precisa. As doações feitas ao Lions são repassadas para as comunidades em estado de fragilidade social. O evento conta com o apoio da Associação de Moradores da localidade. Haverá distribuição de lanches e atrações artísticas. Um domingo dedicado à cidadania participativa no Wilson.

Livre trânsito

O vereador Cláudio Coronel, do PMDB, que articulou a manifestação dos produtores rurais para reivindicar melhorias nas estradas da região de Santa Rita, acabou sendo responsável por um fato que pode ser considerado histórico em Livramento: grandes produtores de soja e arroz lado a lado com lideranças do MST em defesa de um interesse em comum. O próprio vereador considera que foi uma situação atípica, que só foi possível graças à sua própria versatilidade e capacidade de articulação, caracterizada, principalmente, pelo trânsito político em todos os segmentos da sociedade. Isso, com certeza, agregará consistência ao projeto futuro do vereador.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.