Feira Binacional do Livro abre com expectativa de crescimento

Livreiros esperam superar o número de títulos comercializados em 2010 e apostam no crescimento do evento, que se consolida como um dos mais importantes da região

Público que compareceu na abertura da feira correu aos stands para conferir de perto as novidades em livros

Uma feira de cores, sensações, momentos, capacidades e possibilidades de ampliação do horizonte através do gesto simples da leitura. A 2ª Feira Binacional do Livro de Sant’Ana do Livramento e Rivera, evento aberto oficialmente na manhã de quinta-feira no interior do Parque Internacional, revelou para o público que acompanhou a movimentação desde as primeiras horas do dia, um universo único traduzido em duas línguas e que torna o evento peculiar e referencial para o resto do planeta por toda sua integração.

 

Logo nos discursos de apresentação, a clareza do entendimento de que este é um evento que se consolida como um dos mais importantes do cenário cultural da região, tanto pelo simbolismo que tem ao acontecer simultaneamente em dois países – Brasil e Uruguai – quanto pelo número de autores consagrados que deverão passar pelo parque nos quatro dias de realização. Para o Prefeito de Sant’Ana do Livramento, Wainer Machado, a necessidade de fomentar e investir cada vez mais na cultura faz com que os governantes entendam a necessidade de apoiar eventos do porte da feira Binacional do Livro. “Estamos todos torcendo para que este evento, enraizado em uma Fronteira com características tão particulares, seja cada vez maior e sirva de exemplo para outros e de berço para a criação de escritores novos e consagrados.

Tenho certeza que o crescimento se dará cada vez mais até que possamos transformar esse em um evento internacional”, afirmou Wainer. Já o intendente de Rivera, Marne Osório, disse que ter um evento com estas características, demonstra o nível de integração existente entre as duas cidades. “Não somos cidades separadas, pelo contrário, temos uma linha que nos deixa muito próximos. E incentivar, realizar e apoiar eventos culturais como a 2ª Feira Binacional do Livro é algo que deixa todos emocionados e orgulhosos. Podemos, sim, ter um evento cada vez maior e com um número crescente de expositores, escritores e visitantes. Acho que estamos todos no caminho certo, uma vez que apostar em cultura, especialmente em leitura, é uma aposta em um futuro melhor, mais justo e igualitário”, afirmou o Intendente.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.