Sexta-feira, 04 de novembro de 2011

Aviso de amigo

Mesmo mantendo um bom nível de diálogo com a Administração, a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais não teve outra alternativa a não ser encrudescer na negociação sobre a necessária e merecida recuperação salarial da categoria. A razão para isso é o projeto que altera a forma de reposição, eliminando o vínculo à Unidade de Referência Municipal-URM, que há muito é um instrumento que garante aos servidores a possibilidade de pressionar e ser atendido – pelo menos em parte. A proposta de eliminação dessa vinculação, junto com o teor do projeto apresentado pelo Governo Municipal ao funcionalismo, provocou uma imediata reação. Parte da categoria, representada pela Associação dos Servidores Técnicos Municipais-ASTEM, já havia alertado para algumas discrepâncias no projeto, mas pelo jeito não houve concordância quanto às análises. Agora, finalmente, os diferentes níveis do funcionalismo se entendem quanto ao propósito único: a defesa de seus empregos e de seus salários. E esse entendimento levou a categoria a pressionar a direção do Sindicato a organizar uma primeira manifestação mais forte de alerta ao Governo. Reivindicam adequação (que o menor piso não seja inferior ao mínimo nacional), o imediato pagamento das licenças-prêmio, melhores condições de trabalho e vale- -alimentação estendido a todo funcionalismo. Na próxima segunda-feira, todos os setores da Administração devem paralisar as atividades do início do expediente, às 7h30, até às 10h, mantend0-se os servidores no locais de trabalho. Depois, se concentrarão na frente da Prefeitura para pedir uma proposta de recuperação salarial que realmente atenda seu anseios – e direitos. Vai ser só “um toque”.

Mulheres tucanas debatem as eleições 2012

A presidente do PSDB-Mulher/RS, Tarsila Crusius, o ex-deputado Claudio Diaz, e o ex-reitor da Uergs, Carlos Callegaro, são algumas das presenças confirmadas no 1° Encontro Regional de Formação Política da Fronteira Oeste, que o PSDB-Mulher realiza amanhã, em Livramento, com o apoio do Instituto Teotônio Vilela (ITV) de Porto Alegre. O encontro, que já vem acontecendo em várias regiões do RS, tem por objetivo mobilizar as tucanas da Fronteira e simpatizantes, tendo como foco as eleições de 2012. O evento será realizado das 9h ao meio-dia, na Câmara Municipal. Na oportunidade, devem ser conhecidas também as integrantes femininas da nominata tucana ao Legislativo.

Decisões democratizadas no DEM


Pelo menos quatro resoluções tiradas da primeira reunião aberta do Partido Democratas de Livramento indicam que a nova fase da agremiação deverá, no mínimo, dar maior visibilidade à sigla e suas ações. A iniciativa do novo presidente, Cesar Maciel, que assumiu o cargo após o afastamento do vereador Edu Oliveira – responsável pela estruturação do PSD no município -, reuniu cerca de 30 filiados e simpatizantes no Hotel Portal, na véspera do feriado. Coletivamente, o grupo combinou uma doação mensal ao partido, para ajudar no custeio das atividades, além de definir a constituição de uma sede municipal, a análise dos nomes que integrarão a nominata ao Legislativo e, por fim, decidiu que o partido deve requisitar ao Prefeito, dentro do acordo que formou a coligação de Governo, a possibilidade de indicar nomes para substituir ocupantes de cargos CC’s indicados anteriormente pelo partido. A vaga do vereador Edu Oliveira no Legislativo Municipal já está sendo requisitada por via judicial, óbvio.

Água do povo

Cresceu em número e em importância a participação nas ações populares contra a proposta de transformar o Departamento de Água e Esgotos-DAE em empresa de Parceria Público-Privada. Ontem, os servidores da autarquia promoveram uma grande manifestação no centro da cidade, partindo do Parque Internacional em direção à Prefeitura, e tiveram nessa iniciativa o apoio de diversas entidades representativas da sociedade. A Unamos continua articulando para a próxima quinta-feira, dia 10, uma manifestação das Associações de Moradores. E na véspera do feriado, dia 14 de novembro, um grupo de estudantes vai se reunir também no Parque Internacional para protestar contra a ideia da PPP.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.