Quarta-feira, 02 de novembro de 2011

Sensibilidade popular
Ninguém pode negar que o Conselho do Plano Diretor de Livramento tenha suficiente base técnica para discutir e aprovar as normas que considera mais adequadas para o ordenamento do crescimento urbano do município. Tem, sim. Até porque possui, entre seus membros, vários profissionais experientes nessa área. Mas talvez essa condição técnica tenha tirado do órgão a também importante e necessária capacidade de articulação política. Por mais razão acadêmica que respalde as proposições do Conselho, já se sabia que quaisquer alterações decididas no texto precisariam necessariamente ser homologadas pela Câmara de Vereadores. É o que diz a lei. E ficou evidente ontem, na apreciação das proposições pelo Legislativo, que o Conselho não conseguiu ser tão eficiente no campo político quanto aparentemente foi na área técnica. Aliás, pelo tanto de polêmica que caracterizou as discussões referentes às alterações no texto original do Plano, ficou evidente o fato de que o Conselho não conseguiu, nesse processo, um ao menos suficiente vínculo de comunicação com a sociedade. E em política é assim mesmo que as coisas costumam acontecer. Por mais que se tenha o respaldo do conhecimento técnico, é preciso saber convencer os outros. O Conselho sempre se mostrou aberto à participação da sociedade, mas nunca conseguiu estimulá-la o suficiente para isso. Fora das reuniões técnicas, a população manifestou suas opiniões – tecnicamente corretas ou não. E, pelo jeito, conseguiu mais eco junto aos vereadores do que os técnicos do Conselho.

Homenagem nacional

Uma bela homenagem póstuma presta a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde-CNTS ao ex-presidente do Sindisaúde de Sant’Ana do Livramento, José Paulo da Silva, que faleceu este ano. Reunindo fotos da participação de Paulo em diferentes momentos da luta de classe e comunitária por melhores condições de saúde para todos, a entidade mandou imprimir um belo folder contando a trajetória do sindicalista santanense, que coordenou as ações dos trabalhadores da área da saúde em Livramento durante vários anos. O material teve circulação nacional contando a história de Paulo como exemplo de dedicação à causa. E cita uma conhecida frase do saudoso sindicalista: “Estamos ainda muito longe de onde queremos chegar e a cada dia mais perto”.

Abre portas

Muitas pessoas certamente merecem agradecimentos pelo apoio prestado na luta pela aprovação do projeto de criação de lojas free shop nas cidades de fronteira, mas uma pessoa deve receber um reconhecimento especial dos empresários santanenses: o deputado estadual Frederico Antunes, do PP. Ainda que o projeto seja de abrangência nacional e sua tramitação se dê no âmbito do Congresso Nacional, o deputado fronteiriço esteve sempre presente nas ações locais em favor da aprovação e ágil tramitação, inclusive orientando e acompanhando os representantes das entidades empresariais da região nos contatos em Brasília. Sua atuação foi considerada imprescindível pelos empresários santanenses.

Presença

A presença do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia, em Livramento, no dia 7 de novembro, para participar da 5ª Conferência do Bioma Pampa, desperta a atenção de lideranças e empresários de toda a região. Marco Maia é o autor do projeto que cria o sistema de free shops nas cidades gêmeas do Brasil com Uruguai e Argentina.

Jantar-palestra

A Força Verde e a Força Sindical, que promovem a Conferência do Bioma Pampa, procuraram a parceria da Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL, Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL e Sindilojas para pedir apoio na organização e realização de um evento que oportunize um momento de descontração e confraternização dos participantes do encontro com o deputado Marco Maia. Em conjunto, as entidades e organizadores da Conferência organizam um jantar, por adesão, nas dependências do Centro de Eventos do Verde Plaza Hotel, no próximo dia 7. Marco Maia deverá falar, entre outros temas, principalmente sobre a tramitação do projeto de criação do sistema de free shops no comércio das cidades de fronteira.

Largada

O DEM de Livramento deu ontem o “start” definitivo à campanha de mobilização de seus filiados visando a estruturação partidária para as eleições do ano que vem. O novo presidente da Executiva Municipal, Cesar Maciel, reuniu militantes e convidados especiais na noite de ontem no Hotel Portal para apresentar as propostas do partido e anunciar as ações que serão desenvolvidas a partir de agora.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.