Sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pelo desenvolvimento

O presidente da CRM, Elifas Simas, Afonso Hamm, Orlando e Marlene Martins e Janja Costa, na 73ª Exposição Feira da Rural

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é autor da Lei que declara Sant’Ana do Livramento como cidade símbolo da integração brasileira com os países membros do Mercosul, participou no domingo, 23, da abertura oficial da 73ª Expofeira de Sant’Ana do Livramento. O parlamentar, acompanhado do coordenador político João Antonio Rego da Costa, o Janja, ainda prestigiou a entrega de prêmios aos vitoriosos da feira, durante almoço na Associação Rural de Livramento, presidida por César Maciel.

O deputado destacou a contribuição que tem dado ao município nas áreas de Agricultura, Pecuária, Infraestrutura urbana e outras ações, e ainda lembrou de outro projeto de sua autoria, que objetiva a federalização da RS-183, na localidade do Passo da Guarda, que liga Sant’Ana do Livramento a Alegrete. A ideia do proejto é viabilizar melhorias na estrada, beneficiando a população santanense e demais municípios da região. Foi enfático na defesa do entendimento de que o desenvolvimento da região passa, incontornavelmente, por investimentos em energia e infraestrutura. Inclusive, conversou sobre isso com o presidente da Companhia Riograndense de Mineração-CRM, Elifas Simas, que também participou da exposição-feira, e assistiu à palestra de Luiz Zank, da Usina Eólica Cerro Chato, sobre a importância Sócio-Econômica do Projeto Eólico em Livramento e Região. O parlamentar considera de extrema importância esses investimentos na região, que já estão contribuindo com o crescimento econômico e social da cidade fronteira com o Uruguai.

Manifestações

A relação da Administração Municipal com alguns setores sociais não anda das melhores. A paciência para conversa acabou, pelo jeito. Os funcionários do DAE estão organizando uma caminhada pelas ruas centrais da cidade, na próxima segunda-feira, para repudiar a proposta de transformação da autarquia em Parceria Público Privada. Além disso, a Unamos está tentando mobilizar estudantes e integrantes de entidades locais para uma manifestação no próximo dia 10, para protestar, entre outros, contra a situação das ruas, da iluminação e das propostas de terceirização de serviços.

Lavadora menos potente

A Câmara dos Deputados aprovou, em sessão extraordinária, o projeto de lei 3443/2008, que altera a legislação que trata da lavagem de dinheiro no País. A principal mudança é a desvinculação do crime daqueles que dão origem aos recursos lavados. Atualmente, só é considerado lavagem de dinheiro quando os recursos são oriundos de crimes como o tráfico de drogas. Com a alteração, os recursos oriundos de qualquer atividade ilícita – como o jogo do bicho -, passam a ser passíveis de enquadramento penal como lavagem de dinheiro.

Interesse público

A Câmara Municipal promove audiência pública, hoje, às 17h, tendo como tema “Água como Direito Universal”, para discutir principalmente a proposta de transformação do DAE em Parceria-Público Privada. A iniciativa da audiência pública foi do vereador Dagberto Reis, do PT, e deve contar com as presenças, entre outros, do deputado estadual Valdeci Oliveira, membro titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, e da direção estadual do Sindiágua-RS. Integrantes do funcionalismo municipal, principalmente os servidores da autarquia, e representantes das Associações de Moradores devem fazer a diferença no público, hoje. Dagberto quer que o tema seja discutido a partir do entendimento de que o DAE é um patrimônio da comunidade.

Na encubadora

Não demorou. Enquanto os vereadores de oposição se preparam para tentar bloquear a tentativa do Governo de transformar o Departamento de Água e Esgotos-DAE de autarquia em parceria público-privada, transferindo para a iniciativa privada a responsabilidade pelos investimentos e serviços de saneamento básico, o Executivo não perde tempo nos estudos sobre o assunto. O texto-sugestão para o projeto já está circulando entre os gabinetes. No DAE, obviamente, causou alvoroço entre os servidores, temerosos do que pode acontecer com essa espécie de privatização.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.