Grupo de Danças Giro Livre participa de evento de inclusão em Santa Maria

Apresentação do grupo de danças Giro Livre na cidade de Santa Maria, durante o evento

UFSM realizou o X Campeonato Brasileiro de Dança em Cadeira de Rodas

Entre os dias 12 e 15 de outubro, Santa Maria reuniu pesquisadores, professores e alunos de diferentes áreas no II Encontro Nacional de Pesquisadores e no VIII Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas, cujo tema, neste ano, foi “Dança em cadeira de rodas e inclusão: os novos desafios do século XXI”. Um dos principais objetivos deste evento é criar discussões sobre temas relacionados à deficiência física e o ambiente social do qual ela faz parte. Além de fomentar reflexões de como a sociedade pode melhorar as condições de vida dos deficientes físicos repensando os valores negativos que cercam o meio social em decorrência do comprometimento físico. Esses dois eventos foram realizados no campus da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Momento de descontração dos representantes santanenses

Disputa

No dia 13 de outubro, às 19h, mais de 80 atletas disputaram o X Campeonato Brasileiro de Dança em Cadeira de Rodas, no ginásio do Colégio Marista Santa Maria. Já no dia 14 de outubro, às 20h30, no salão de eventos do Colégio, os campeões e convidados participam da X Mostra de Dança Artística, atividade que teve entrada gratuita. O grupo Giro Livre participou da mostra, com 04 bailarinos cadeirantes e 07 bailarinos andantes, ocasião em que apresentaram 02 coreografias.

Deve ser feito um trabalho de conscientização das pessoas, de inclusão, respeito, igualdade e oportunidades. Não basta apenas adaptar prédios com rampas e corredores mais largos. Os objetivos desses encontros vão além das reformulações nas estruturas físicas.

Os eventos têm a promoção da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas (CBDCR) e a realização da UFSM e do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).

O apoio foi do Colégio Marista Santa Maria, da Fapergs e do Núcleo de Apoio e Estudos da Educação Física Adaptada (NAEEFA) do CEFD.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.