ICMS mais caro provoca aumento dos preços dos pneus

- O regime de substituição tributária é novamente usado pelos governos estaduais para aumentar o ICMS sem passar pelo crivo das Assembleias.

A ABIDIPA – Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Produtos Automotivos projeta que o pneu, no Brasil, tenha reajuste médio de 5,5% ainda esse ano. O motivo do aumento não está vinculado à matéria prima, mas o reajuste do ICMS sob o produto, seja ele nacional ou importado.

. O governo exige que fabricantes e importadores retenham o ICMS dos lojistas, no momento da comercialização dos pneus. O imposto é calculado sobbre uma “margem fictícia” estabelecida pelo próprio governo. Durante os últimos 26 anos, a tal margem para os pneus de carros de passeio era de 42%. Agora, o recolhimento será sob 52%. “Já era um absurdo imaginar que um lojista comprava um pneu por R$ 100,00, por exemplo, e vendia esse pneu por R$ 142,00. Agora, o percentual retido é ainda mais esdrúxulo. Nenhum ramo de atividade trabalha com essa margem de lucro imaginada pelo governo”, critica Siqueira Campos. Os pneus de carga terão o percentual de retenção alterado de 32% para 40%.

- A alteração do convênio de ICMS 85/93 dispõe sobre substituição tributária nas operações com pneumáticos, câmaras de ar e protetores e foi publicada no Diário Oficial da União no dia 05 deste mês. Os lojistas ficam sem alternativa, pois têm o ICMS recolhido por antecipação, antes que possam vender o pneu. Os fabricantes e importadores também não.

Governo gaúcho é complacente diante de novo ataque do MST aos laboratórios da Fepagro

É uma provocação a mais nova invasão e ocupação realizada pelo MST no RS. Desta vez foram as instalações da Fepagro, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária. A ação ocorreu na segunda-feira em Eldorado do Sul.

. O governo do PT, conivente com as tropelias do MST, permite que delinquentes políticos ameacem as atividades de cientistas, engordando as ações da vanguarda do atraso.

- O MST não é mais um movimento social, mas uma ONG destinada a arrecadar fundos públicos para seus membros.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.