73ª Expo Feira encerra com sucesso

Evento confirmou expectativas que apontam Livramento como referência no Estado

Presidente Cesar Maciel atribuiu o sucesso do evento ao trabalho contínuo dos produtores santanenses

Sucesso de público, sucesso nos números e sucesso no reforço de cada uma das marcas apresentadas pelos estabelecimentos rurais particpantes. A 73ª Expo Feira de Livramento termina oficialmente nesta segunda-feira, mas teve ontem a solenidade de encerramento nas dependências do Movimento Nativo Coxilha de Sant’Ana. Em clima de “missão cumprida”, a solenidade de encerramento da edição que ficou marcada pela redução na oferta de animais e pela elevação das médias para touros e ventres de todas as raças, foi marcada pela presença significativa de autoridades. Em seu discurso, o presidente da Associação e Sindicato Rural, Cesar Maciel, destacou que o sucesso se deve ao trabalho contínuo dos produtores que não descansam e lutam para manter cada vez mais elevada a qualidade genética de tudo o que é apresentado anualmente na Expo Feira. “Estamos chegando ao fim de mais uma etapa que ficará marcada por novos recordes e que classifica os nossos produtores e a cidade de Sant’Ana do Livramento como a principal referência para o sul do Brasil quando o assunto é animais de qualidade superior. Durante toda a semana, assistimos a verdadeiros desfiles de gala de animais que representam a busca incessante pela melhor qualidade e os números finais traduzem o reconhecimento ao esforço feito pelos nossos produtores”, destacou Cesar Maciel. Entre as autoridades, a presença do Secretário de Relações Federativas e Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, que representou o governador Tarso Genro,o diretor da Farsul José Alcino Souza Ávila, o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Moreira, os deputados federais Afonso Hamm, Luis Carlos Heinze e Paulo Pimenta, o presidente do grupo Fortuny no Brasil, Antonio Badra, o diretor da Eólica Cerro Chato e palestrante da tarde, Luiz Antonio Zanck, o presidente da CRM – Companhia Rio Grandense de Mineração, Elifas Simas, e o secretário de Desenvolvimento Sérgio Aragon.

Nos discursos, a concordância da necessidade de seguir fomentando o agronegócio através de políticas que tenham a capacidade de incentivar os produtores e elevar cada vez mais o padrão e qualidade dos seus produtos. “Esse é um momento excelente para o agronegócio. Tenho certeza que esse empenho haverá de gerar ainda muitos outros frutos positivos e que poderão ser traduzidos igualmente com os números fantásticos como os desta edição da Expo Feira”, destacou Sergio Aragon. Para o presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Moreira, o evento é um dos orgulhos da comunidade que vê, assim, o nome da cidade citado e elevado aos mais altos patamares como referência para o restante do Estado. Já o deputado Paulo Pimenta lembrou que a metade Sul do RS possui apenas três deputados federais enquanto o restante do Estado possui 28 representantes. “Somos três, e todos nós fizemos questão de estar aqui porquê entendemos que esta cidade, esta gente e tudo aquilo que é produzido aqui orgulha a todos os gaúchos”, afirmou ele. O deputado Federal Luis Carlos Heinze disse que a força do município está evidenciada mais um vez em uma feira que se destaca pelo faturamento e pela qualidade de todos os seus produtos. “Temos que agregar valores, aproveitar o bom momento da pecuária, mas temos também que focar nossos olhares para a ovinocultura, pois para esta, apenas o céu a partir de agora será o limite”, garantiu. Para o deputado Afonso Hamm, a região precisa estar pronta e unida para enfrentar os novos desafios que virão. “Sabemos que o momento é bom. Isso significa trabalho redobrado por que é exatamente nesse momento que os olhos do mundo estão voltados para nós. Nosso produto é de qualidade, que ninguém duvide disso”, afirmou.

O evento também marcou ainda a premiação aos melhores em cada uma das categorias. Um a um, os proprietários que tiveram animais premiados foram sendo chamados para receber a premiação sob forte aplauso e vibração dos convidados.

Shows de alto nível garantiram presença de público

Luis Marenco foi uma das principais atrações da programação

Tchê Barbaridade, Luis Marenco, Volmir Coelho e Nelson Cardoso, foram alguns dos nomes de peso que desfilaram pelo palco montado no Centro de Eventos. À noite, enquanto centenas de produtores disputavam lance a lance os melhores animais ofertados em remates de alto nível, milhares de santanenses tiveram a oportunidade de assistir de perto aos shows programados para este ano e que tiveram ampla aprovação de quem gosta da música do Rio Grande do Sul. A noite de sábado ficou marcada pelo espetáculo apresentado por um dos maiores nomes do nativismo gaúcho, Luis Marenco, que protagonizou um dos espetáculos mais esperados do ano. Já era madrugada de domingo quando o cantor que traduz em verso como poucos a vivência do homem do campo e é admirado por fãs de todas as idades, subiu ao palco e interpretou sob fortes aplausos, clássicos como Final de Seca, Quando o Verso Vem Pras Casa, Meus Amores, Andarilho, entre tantos outros que marcaram sua carreira. Luis Marenco agradeceu ao carinho do povo santanense e disse que sua música tem profundas raízes com os poetas da cidade. Já no domingo, Nelson Cardoso, o gaiteiro dos Canudos, subiu ao palco para o delírio de uma verdadeira multidão que ignorou a chuva e compareceu ao local especialmente para assistir ao seus show. Original e profundamente identificado com os santanenses, Nelson emocionou os fãs do seu trabalho ao cantar temas que são marca registrada da carreira daquele que é considerado o maior artista vivo de Livramento. A programação de shows contou ainda com a presença de nomes que começam a ocupar lugar de destaque no cenário, como Sergio Dutra, cantor de O trote do Alazão, e o grupo Crioulo de Marca, composto por músicos que fizeram carreira em outros grupos e que agora estão reunidos em um novo trabalho. O público aprovou a escolha dos nomes reservados para este ano e deixaram o local com a vontade clara de ter uma nova edição do evento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.