Seguunda-feira, 24 de outubro

Importância da eólica

Os alunos as Escola Municipal Aurélio Guerra tiveram a oportunidade de visitar o parque da Usina Eólica Cerro Chato, com intuito de conhecer uma forma de geração de energia sustentável e reconhecer a importância de sua construção em Livramento. A direção da escola agradece a atenção e disponibilidade de Lúcia Machado em acompanhá-los durante a visita explicando o funcionamento da usina. A escola Aurélio Guerra também tirou o  1° lugar na Feira das Ciências e  Matemática nas séries iniciais, realizada em Livramento. A direção agradece às professoras Adriana de Souza e Suzana Echevarria e aos alunos Elisandro e Ivan pelo desempenho. Participarão da próxima etapa em Pelotas dia 22.

Imagem

O vereador Claudio Coronel tem foco claro naquilo que quer: mesmo estando com o mandato em risco devido à troca de partido, aproveita as oportunidades de manifestação pública para reafirmar compromisso pessoal de não utilizar diárias de viagem, não usar combustível pago pela Câmara Municipal e não empregar parentes em seu gabinete.

Na rede estadual


As discussões a respeito da proposta de entrega de parte das funções do DAE para uma parceria público-privada-PPP a ser formada devem extrapolar o âmbito municipal. O DAE foi  reconhecidamente um exemplo de autarquia para todo o Estado, e é natural que o assunto agora desperte o interesse de lideranças em nível estadual. O deputado estadual Valdeci Oliveira, do PT, que é membro titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, e também a direção estadual do Sindiágua-RS já confirmaram presença na audiência pública que será promovida pelo vereador Dagberto Reis na próxima sexta-feira, dia 28, às 17 horas, na Câmara de Vereadores. A audiência vai discutir a “Água como Direito Universal”. O mesmo tema norteou o seminário internacional realizado semana passada em Porto Alegre, com a presença inclusive do governador Tarso Genro. Três elementos que concentram a disputa pelo poder na sociedade  atual: o controle sobre o capital financeiro, as fontes de energia e a água.  Autor de proposta de emenda à Lei Orgânica que prevê a realização de plebiscito para transformar o DAE em PPP, o vereador Dagberto Reis quer mobilizar toda a sociedade santanense para a audiência pública. “Trata-se de um setor estratégico, ainda mais se tratando do DAE, que tem  um valor afetivo para todos os santanenses como um patrimônio de Sant’Ana do Livramento”, justifica.

Volta ao Público

Em sua participação no seminário realizado semana passada, o governador Tarso Genro afirmou que a água passou a ser objeto de cobiça por ser um bem finito e de fácil mercantilização. “A dimensão que adquiriu a discussão em torno da gestão da água se deve ao rumo que as experiências deste bem sob controle privado tomaram. Lucros extorsivos, cobrança abusiva de preços e exclusão de segmentos da população são características que fizeram países como a França retornarem ao abastecimento público da água”, declarou o Governador. Ele saudou a tradição de dignidade política do Rio Grande do Sul de não se inclinar perante os modismos e realizar um profundo debate com a sociedade sobre a questão.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.