Ação binacional contra a dengue

Fronteira debate combate à doença e simula casos de urgência de atendimento médico

Palestra sobre situação da dengue na fronteira entre Brasil e Uruguai.

Autoridades brasileiras e uruguaias se reuniram na manhã de ontem para debater os casos de dengue e ações de combate aos focos. Vanderlei Fernandes, responsável no município de Livramento, tranquilizou dizendo que os 93 focos encontrados desde o começo do ano já foram tratados.

Vanderlei destacou que em alguns pontos da cidade foi necessário o uso mais intenso de larvicidas, pois o combate se estende também ao mosquito adulto. Com relação ao exame em laboratório, algumas coletas realizadas em maio ainda não puderam ser analisadas, devido a atrasos com o laboratório, mas isto também é uma questão que o Município já tomou providências.

Vanderlei citou alguns casos que favoreceram o aparecimento de larvas do mosquito no centro da cidade, como entulhos, materiais de construção e comércios de briques- “o fato de lidarmos com uma quantidade muito grande de materiais empilhados, favorece o acúmulo de água e consequentemente de casos da doença”.

Os dois países, através de suas secretarias e órgãos responsáveis pelo combate à dengue, firmaram uma parceria para a criação de uma espécie de força-tarefa na Fronteira.

Outras ações como intercâmbios e troca de informações também já foram iniciadas. 

Dados da dengue – Livramento

93 focos desde o início do ano
Fevereiro: 32 focos
Março: 31
Abril: 28
Maio: 2 focos
Bairro 14 de julho: 64 focos, mais que a metade de todos os focos no Município.
Sobradinho: 14 focos
Centro: 12 focos
Pacinho: 03 focos

Todos os casos foram tratados e controlados pela Vigilância de Saúde.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.