Infectada pelo mosquito, Livramento recebe mais de 40 mil para prevenção à dengue

Governo do Estado disponibilizou 3,2 milhões para o combate à doença em 157 municípios

Os agentes municipais seguem trabalhando no combate à doença

Conforme informado em dezembro, pelo jornal A Plateia, o município de Sant’Ana do Livramento foi considerado como infectado pelo mosquito da dengue em virtude de terem sido encontrados na cidade sete focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. 

Investimentos no combate

O governo do Estado, através do programa Verão Numa Boa, realizou o investimento de R$ 3,2 milhões em 157 municípios, incluindo Livramento, beneficiado com R$ 42.964,00. O recurso visa à intensificação das ações de prevenção e controle do Aedes aegypti.

Conforme recomendações da Secretaria Estadual de Saúde, alguns cuidados são essenciais para a prevenção da dengue. O aumento das temperaturas e o período de chuvas exigem um maior cuidado na prevenção à dengue no verão. A Secretaria Estadual de Saúde, através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, recomenda algumas medidas que evitam a proliferação do mosquito transmissor da doença. Esse pernilongo é escuro, com faixas brancas nas patas, tem por hábito picar durante o dia e é encontrado geralmente em áreas urbanas.

A fêmea deposita seus ovos em recipientes com água, mesmo que em pequenas quantidades. Ao todo, o Rio Grande do Sul apresenta, no momento, 118 municípios infestados pelo mosquito. São considerados infestados os municípios que registraram, nos últimos 12 meses, sete focos do inseto. Em 2013, o Estado registrou 424 casos da doença, dos quais 229 são autóctones, ou seja, a pessoa foi infectada dentro do Rio Grande do Sul.

Foram priorizados os municípios infestados pelo inseto, ou que tenham registrado circulação da doença nos últimos anos, ou que sejam fronteira internacional ou com variação populacional sazonal, que é o caso de Livramento. Os repasses poderão ser empregados para a ampliação da estrutura, constituição e manutenção das equipes de campo e demais ações preconizadas pelo Programa Nacional de Controle da Dengue.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.