Secretário municipal da Saúde presta esclarecimentos

O secretário Valmir Silveira (2º à e) esteve no posto do Caic conversando com pacientes e moradores do bairro Carolina

Na manhã de quinta-feira (13/10), o secretário Valmir Silveira visitou o posto médico do CAIC, onde, em contato com pacientes e moradores que utilizam a unidade de saúde no bairro Carolina, esclareceu o funcionamento do programa Terceiro Turno, que é para atender aqueles pacientes que necessitam de consulta médica. A proposta é que, no fim da tarde, este posto funcione como um pronto-socorro no bairro, evitando assim que as pessoas se desloquem até o centro para consultar.

Valmir Silveira enfatiza, ainda, que o atendimento em horário de 3º turno (noite) nas Unidades do Armour, CAIC e Prado visa atender pacientes que necessitem de Pronto-Atendimento Ambulatorial, desafogando o Pronto Atendimento da Santa Casa de Misericórdia, após às 18h, “pois nesse horário, muitas vezes, as crianças ou pessoas idosas estão mais vulneráveis, e é quando a mãe e pai chegam em casa, e encontram a necessidade de atendimento médico. São atendidos em torno de 600 pacientes/mês, portanto, não é marcada a consulta eletiva como está sendo reclamado por algumas pessoas que não entenderam e querem garantia de atendimento, sem se preocupar com a necessidade da grande maioria da comunidade”, desabafou Valmir Silveira. “Reafirmamos que o atendimento não é agendado com antecedência, mas sim distribuídos e/ou disponibilizados números a partir das 18h, sendo necessário apresentar o cartão SUS”, concluiu o secretário.

Este serviço está ativo desde 04 de abril e seria disponibilizado à população somente no período de inverno. Mesmo assim, a Secretaria Municipal resolveu manter o serviço com recursos próprios, porque o Governo Municipal quer fazer um atendimento na área da saúde de qualidade à população.

“Esclarecemos que no atendimento do Pronto- -Atendimento da Santa Casa de Misericórdia, que é mantido financeiramente pelo município, é disponibilizado atendimento 24hs com dois médicos plantonistas, além de equipe de apoio. Portanto, são atendidos por mês mais de 600 pacientes, que deixam de procurar a Santa Casa no período de atendimento vespertino. Alertamos à imprensa e à população que este serviço de 3º turno é principalmente para atender pacientes crianças e idosos que no fim de tarde necessitarem do serviço e não para atendimento eletivo nas especialidades. O horário de funcionamento normal do Posto CAIC é das 7hs às 17hs, quando os pacientes têm livre acesso para aguardar o atendimento da noite. Portanto, o tempo de espera fora da unidade de saúde é de uma hora. Ressaltamos, também, que os pacientes que necessitam de cardiologia devem procurar atendimento na Unidade Sanitária, nas segundas, terças e quintas-feiras, às 8h da manhã. Qualquer dúvida ou sugestões, a enfermeira Helena, Coordenadora do serviço, está à disposição da população”, completou o secretário.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.