Pressão antes da decisão

Técnico Enderson Moreira é o mais pressionado pelo torcedor e pela imprensa e só garante o cargo se o clube trazer bom resultado da Argentina

Tudo que um clube precisa numa semana de decisão será tudo que o Grêmio não terá antes da primeira partida com o San Lorenzo, pelas oitavas de final da Libertadores, na quarta-feira. O clube vive um clima de intensa pressão, que iniciou na final do Gauchão e só se agravou ontem, após a estreia no Brasileirão. O Atlético-PR foi o responsável pelo agravar a crise do tricolor ao se aproveitar de uma falha da zaga reserva do Grêmio e venceu por 1 a 0, no domingo, no estádio Orlando Scarpelli, em Santa Catarina, pela primeira rodada do Brasileirão. Dráusio foi o autor do gol rubro-negro. Após ser goleado na final do Gauchão, o time gaúcho voltou a perder e vai pressionado para as oitavas de final da Libertadores, na quarta.

No lance em que tirou proveito da falta de entrosamento da linha suplente, o Atlético-PR contou com uma falha de comunicação entre os defensores Bressan, Pedro Geromel e o goleiro Busatto. Ninguém saiu em um cruzamento à meia altura que acabou no gol da vitória.

O time do Paraná consegue, com isso, esquecer um pouco a eliminação na fase de grupos da Libertadores e acalma o ambiente que foi de dispensas e trocas no elenco durante a última semana.

Já o Grêmio vê a tensão crescer. A semana já foi complicada por conta da goleada por 4 a 1 sofrida para o Internacional no final do Gauchão. Agora, o clima deve ser ainda mais difícil com novo infortúnio logo antes de abrir as oitavas de final da Libertadores. Na quarta-feira, o Tricolor terá pela frente o San Lorenzo, em Buenos Aires.

O Atlético-PR foi superior no começo do jogo. Mesmo com muitas alterações em relação ao time do primeiro semestre, o rubro-negro rondou a meta defendida por Busatto. Sem chegar efetivamente com a bola rolando, o time mandante utilizou a bola parada para marcar. Aos 15 minutos, uma falta cobrada por Marcos Guilherme acabou com Dráusio, que se antecipou à zaga gremista e colocou na rede.

No lance do gol, o Grêmio pagou pela falta de ritmo da zaga. A dupla suplente, que atuou por conta do desgaste de Werley e Rhodolfo, falhou no momento decisivo. Além deles, Busatto, que entrou no lugar do titular Marcelo Grohe, também demorou ao sair do gol.

Atrás no placar, o clube de Porto Alegre passou a assumir o controle das ações da partida. Porém, as principais chegadas foram com chutes de fora da área. Ramiro foi quem mais tentou, mas esteve longe de marcar.

No campo rival, o Tricolor deu espaço ao contra-ataque. E em um lance destes, Busatto voltou a falhar. O goleiro saiu errado em um cruzamento e deixou a bola para Éderson, que bateu em gol, mas Pedro Geromel evitou o segundo.

Aos 41 do primeiro tempo, o Grêmio recuperou uma bola no campo do Atlético-PR. Dudu rolou para Riveros que, livre, de dentro da área, chutou por cima. Aos 42, Barcos venceu Dráusio em cruzamento, mas Santos defendeu. Aos 45, a resposta veio numa troca de passes do Atlético-PR. O Grêmio saiu errado e Marcelo em vez de chutar tentou tocar para Éderson, que perdeu o gol.

No segundo tempo, o time visitante não tinha alternativa que não atacar. Por isso saiu, mesmo que por vezes de forma desorganizada, para buscar o empate. Aos 12, Riveros recebeu de Breno e bateu forte, mas Santos defendeu.

Aos 20 minutos, Ramiro cruzou e por pouco o Grêmio não empatou a partida. O técnico gremista Enderson Moreira passou a tentar igualar o placar usando trocas pouco usuais. Tirou um zagueiro para colocar um meia. Tirou um lateral, colocou um atacante. Modificou praticamente todos os setores do time. Foi insuficiente. O jogo não teve alteração no placar. Vitória do Atlético-PR e pressão principalmente sobre o comando técnico do Grêmio. O técnico Enderson Moreira foi eleito o culpado pelo momento do clube.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.