Feira Binacional de Páscoa se torna maior e mais atrativa

O evento foi programado com antecedência, teve a união das autoridades e o apoio das secretarias de Estado e empresas privadas

A manhã de sábado foi de preparativos para a abertura da Feira Binacional de Páscoa que efetivamente iniciou de noite, com as apresentações de Juliano Moreno e João de Almeida Neto.

A montagem dos palcos, som e estrutura para os expositores, foi um trabalho de “formiguinhas”, muitas pessoas envolvidas, cada uma fazendo a sua tarefa, mas todas de olho no tempo, que mudou de uma hora para outra e o céu azul do início da manhã deu lugar as nuvens e chuvisco.

A Secretaria de Turismo de Livramento, Denise Toledo e o Diretor de turismo da Intendencia Departamental de Rivera, Enrique Puentes, acompanharam os trabalhos. Ambos estão otimistas quanto ao resultado da feira e garantem que o público sentirá a diferença, em termos de estrutura e atrativos.

Denise Toledo disse que a feira está maior e a tendência que aumente ano a ano. “Este ano, na parte do artesanato, temos a participação de pessoas de municípios da região”. Ressaltou que a parceria com a FGTAS – Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, que colocou à disposição 30 “barracas”, estrutura que permitiu acomodar melhor os artesãos, tanto os brasileiros, como os uruguaios. Ressaltou, que nesta edição estão presentes expositores da agroindústria local, da agricultura familiar e economia solidária. Explicou que os shows diários que serão apresentados, foram possíveis pelo trabalho conjunto com a Intendencia de Rivera, pelos recursos obtidos junto a Secretaria Estadual de Cultura e o apoio de empresas locais.

FESTIVAL DE PANDORGAS 

As inscrições para o festival de pandorgas estão abertas e poderão ser feitas junto a Secretaria de Turismo e no posto de informações turísticas que estará funcionando no Parque Internacional. A premiação este ano será em dinheiro e os participantes receberão medalhas. O Festival de Pandorgas, conta com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura e Eletrosul. Os céus da fronteira ficarão multicoloridos, na sexta-feira santa, a partir das 15 horas, no Lago Batuva.

TURISMO NA FRONTEIRA

O diretor de turismo da Intendencia municipal de Rivera, Enrique Puentes, acredita que a Feira Binacional de Páscoa, a partir do próximo ano passará a fazer parte do calendário de eventos das duas cidades. Atribui o crescimento da feira ao planejamento e a cooperação entre as autoridades e envolvidos na organização, permitindo que tudo fosse ampliado, em termos de programação e serviços.

DOMINGO DE FEIRA

No domingo, as atividades começaram animadas. Apresentações musicais, mateada, brinquedos para as crianças que incluíram até touro mecânico e uma apresentação de Capoeira com o grupo do mestre “Americano”. A feira foi prestigiada por várias famílias que aproveitaram a tarde de domingo visitando as barracas de artesanato, comprando comidas e admirando os artesanatos de decoração e roupas.

Os artesãos Olga Eva Dávila e Leonardo Jaques Rodrigues comentaram que o movimento estava bom e animado. Embora o frio que chegou no fim de semana, as pessoas não deixaram de prestigiar o evento.

O professor de capoeira Daniel Torres, “Americano”, assim chamado pelo nome de batismo no esporte, esteve presente com os alunos do grupo Capoeira Abadá e fizeram apresentações a convite da Secretaria de Turismo. O público gostou e acompanhou as palmas da roda de capoeira.

A família riverense de Gisele Carbalo sempre prestigiam as atividades da feira e parabenizaram a organização de 2014, acompanhada dos filhos, Gimera da Costa e Joaquim da Costa, mãe e filhos aproveitaram a tarde no Parque Internacional. Hoje, segunda-feira, as apresentações ficam por conta das bandas Adonai e Santa Ceva.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.