Secretaria de Saúde explica recadastramento do SUS

Sérgio Calvete, Secretário adjunto, fala sobre a ordem de atendimento e importância do cadastro

O próprio Secretário Adjunto faz o atendimento no recadastramento do SUS

Desde quando a Secretaria de Saúde anunciou o recadastramento dos usuários do SUS, uma demanda enorme de pessoas passou a dirigir-se à sede da secretaria para acelerar o seu processo no atendimento.

Sérgio Calvete explica que o recadastramento foi necessário devido a não efetivação do cadastro prévio no sistema do SUS realizado em gestões anteriores. Não se sabe medir exatamente quando o problema surgiu, mas o fato é que quase 100% da população recebeu números provisórios de cadastros que nunca foram efetivados no programa do SUS. A ausência de informações sobre atendimento, exames, tratamentos e mesmo cirurgias feitas por hospitais em parceria com o SUS nunca eram repassadas para o sistema, com isto, o Município perdeu a chance de repor suas despesas no custeio da saúde pública e de receber verbas extras do programa do SUS. O secretário adjunto explica que o recadastramento é simples, para quem já possui o CPF no sistema de saúde precisa apenas atualizar as informações e receber o número definitivo do cadastro. O problema relacionado por Sérgio Calvete é que boa parte das pessoas ainda não possuem sequer o cadastro provisório e o número de funcionários qualificados para o recadastramento é pouco, o próprio secretário está fazendo o atendimento direto das pessoas. Contudo, Sérgio esclareceu que não é preciso correria, o atendimento não tem data para acabar e durará até que tudo seja regularizado, as pessoas que necessitarem de atendimento mesmo com o cadastro incompleto serão socorridas normalmente. As prioridades serão também preservadas como atendimento ao idoso, gestantes e casos graves, mas a ordem de atendimento na secretaria se faz por ordem de chegada.

Recadastramento SUS

Locais: Secretaria de Saúde e UBS da rua Daltro Filho.
Horário: Secretaria das 7h30 às 13h30 e 14h30 às 16h30.
UBS da Rua Daltro Filho: das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.
Atendimento: será por ordem de chegada com a distribuição de fichas numéricas. Prioridade para idosos, gestantes e casos graves. Não há necessidade de correria e formação de filas.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.