Atendimento é regionalizado com a UBS

Raquel Pinheiro, enfermeira coordenadora da Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Saúde do Homem

Com esse novo formato, unidades só poderão atender usuários de sua área de abrangência

Com a adesão ao programa Estratégia de Saúde da Família-ESF, do governo federal, um usuário que resida no Prado não será mais atendido na Unidade Básica de Saúde-UBS do Armour. Da mesma forma, se vinculado a uma UBS no centro da cidade – que futuramente será implantada – o morador central não terá atendimento fora de sua base regional. O município iniciou as atividades do ESF com a inauguração da UBS Jovelino Santana, do Armour, em dezembro. A Estratégia Saúde da Família no município abrange três eixos: saúde da mulher, saúde da criança e saúde do homem.

“Na Estratégia Saúde da Família nós preconizamos que as pessoas atendidas nas unidades devem ser da área de abrangência. Não há possibilidade de algum morador do bairro Prado consultar no Armour, pois lá já existe um número determinado de pessoas para atendimento, exclusivamente daquela comunidade” – explica a enfermeira Raquel Pinheiro, coordenadora da Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Saúde da Criança.

Segundo ela, entre outras razões, esse regramento leva em consideração o vínculo do profissional de saúde com a comunidade.

Nas unidades, estarão presentes – além dos médicos e profissionais da enfermagem – dentista, agente comunitário de saúde, nutricionista e educador físico. “No período das 8h às 17h, as pessoas poderão contar com esse atendimento de forma integral, inclusive com visitas domiciliares”, completou Raquel.

O programa, aos poucos, irá se instituindo em todo o município, com a formação de novas unidades – em construção –, em um primeiro momento no bairro Tabatinga e Santa Rosa. Logo após, o programa será estendido às unidades básicas do bairro Prado, Simon Bolívar e Vila Real.

“Todas as Unidades Básicas de Saúde se transformarão gradativamente em Estratégia Saúde da Família, e a população daquela área ficará direcionada somente àquela unidade”, ressaltou Raquel. 

Especialidades

Nas duas maiores e mais centrais unidades básicas de saúde – Unidade Sanitária e PAM – estarão presentes os médicos especialistas, como cardiologista, cirurgião, otorrinolaringologista e fonoaudiólogo. “Essas unidades poderão ser utilizadas por pessoas de todas as unidades básicas de saúde do município.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.