Novo sistema promete agilizar trâmite aduaneiro de compras via postal

A Receita Federal está testando um novo sistema em parceria com os Correios que promete reduzir em cerca de um terço, o tempo de permanência de mercadoria nos centros de triagem, os quais são dois em todo o Brasil, para toda a mercadoria que vem do exterior. O sistema, que ainda não tem data para iniciar oficialmente, vai automatizar a fiscalização, que hoje é feita por amostragem.

Conforme o inspetor-chefe da Inspetoria da Receita Federal do Brasil, em Sant’Ana do Livramento, Adilson Valente, as compras de mercadorias feitas por brasileiros no exterior teve um incremento assustador. Conforme o que foi divulgado esta semana, as compras de mercadorias feitas via internet e entregues pela via postal deram um salto da ordem de 40% sobre o ano passado, e alertaram a máquina de arrecadação do Fisco. O País tem recebido perto de 1,7 milhão de pacotes a cada mês, quando no início de 2013 o volume era da ordem de 1,2 milhão. No ano passado, foram 18,8 milhões no total, segundo dados da Receita Federal. “A Receita Federal, historicamente tem esta dificuldade, porque precisa fazer uma seleção de mercadorias para poder fiscalizar tudo que vem via transportadora e via correio. É feita uma amostra e, se usam critérios de amostragem, isso é um procedimento comum e acontece em vários países, mas o nosso problema é que a logística destas operações demora muito. Como não existia um sistema informatizado, por parte dos correios e dos operadores de transportes em geral, que fornecesse informações adequadas para poder fazer uma triagem, acabava que a Receita tinha que fazer muita coisa manualmente, o procedimento do desembaraço aduaneiro da remessa posta internacional era muito lento”, explicou Valente. 

Inspetor-chefe Adilson Valente

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.