Durante seminário, técnicas são apresentadas na Fronteira

Arte marcial israelense visa a defesa pessoal e não a competição

Instrutor Diogo (à esquerda) dando as primeiras orientações aos participantes

Uma “caixa de ferramentas” cujo conteúdo pode ser utilizado nas mais diferentes situações quanto o assunto é defesa pessoal. Essa foi a definição dada pelo policial militar e instrutor de Kapap, Diogo Duarte, ao destacar o significado e objetivo desta arte marcial israelense cujas técnicas começam a ser introduzidas em Sant’Ana do Livramento.

Diogo Duarte (ao centro), com os líderes do kapap na cidade, Wagner da Silva e Robson Azambuja

Este trabalho de divulgação e inserção da modalidade contou com a realização do primeiro seminário na cidade, neste último fim de semana, tendo como palco a Associação dos Cabos e Soldados da Brigada Militar. A organização esteve a cargo dos líderes do kapap em nível local, Wagner da Silva e Robson Azambuja, os quais recepcionaram o instrutor Diogo, vindo especialmente de Porto Alegre, para ministrar o seminário promovido em conjunto com o CEIT (Treinamento Policial – Poa).

Participaram da iniciativa, principalmente profissionais que trabalham na área de segurança privada, bem como atletas que já praticam outras artes marciais, com a finalidade de se qualificar e assim, aumentar sua bagagem de conhecimentos para utilizar nos seus respectivos setores de atuação.

Diogo explica que o kapap é uma arte marcial que visa especificamente a defesa pessoal e não a competição esportiva. No Brasil, além do Rio Grande do Sul, a modalidade já é praticada em São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará e Mato Grosso, e vem crescendo gradativamente o número de adeptos.

No seminário foram abordados temas como o equilíbrio emocional, respeito e a boa conduta, na parte prática do evento, foram apresentadas orientações sobre como desarmar uma pessoa e imobilizações, iniciando com um aquecimento muito intenso, exigindo desde o início, muita superação pessoal por parte dos participantes que ao final, avaliaram de forma positiva o novo aprendizado. 

Registro da intensa atividade durante o aquecimento, exigindo o esforço dos participantes

Definições e objetivos 

** Kapap é uma doutrina de combate composto por uma combinação de vários estilos de luta, como boxe, judô, Jiu Jitsu Brasileiro, combate com bastão, armas de fogo, faca e rifle. A ênfase é colocada sobre o combate de mãos vazias contra cada uma dessas armas e arma contra arma.
** É adequado para todos os tipos de combate.
** Não é um esporte, não tem competições.
** É uma grande mistura de sistemas de defesa pessoal. O praticante Kapap usa recursos de combate rápido, preciso e letal.
** É adequado a diferentes níveis de alunos: crianças, adolescentes, adultos (homens e mulheres), policiais, soldados, pessoal das forças armadas e guarda-costas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.