Pesquisa aponta crescimento do uso da web

Os aparelhos móveis foram o principal canal de acesso à banda larga móvel

Marcelo Pires, técnico em manutenção de telefone celular

A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) divulgou recentemente que o País alcançou a marca em fevereiro deste ano de 140 milhões de acessos à internet via banda larga. Segundo a pesquisa o volume total representa um avanço de 50% sobre o mesmo mês de 2013. Desde lá, 46,9 milhões de novas conexões via banda larga foram ativadas. Nas contas da associação, isso representa 1,5 novo acesso por segundo. Os aparelhos móveis foram o principal canal de acesso à banda larga móvel. Deles, partiram 118 milhões do total das conexões em fevereiro. (Confira no gráfico).

Apesar desta marca, tecnologias como 4G, ainda não chegaram a Sant’Ana do Livramento e tampouco a região. Das quatro operadoras disponíveis, apenas uma delas não disponibiliza no momento a tecnologia 3G. Em breve pesquisa realizada na cidade, Claro-Vivo-Oi tem a tecnologia e apenas a Tim não tem. 

Banda Larga

Já com relação à Banda Larga via fio, apenas a operadora Oi tem este serviço disponível em Livramento. Conforme informações da empresa, a Oi informa que possui portas – equipamentos que permitem o acesso à internet banda larga – disponíveis para comercialização em Sant’Ana do Livramento. A empresa esclarece ainda que não pratica lista de espera no mercado de banda larga. “A instalação do serviço de banda larga da Oi depende de uma análise prévia da linha telefônica do cliente, da capacidade da central telefônica a qual ele está ligado e da infraestrutura do endereço em que o serviço será habilitado. Para consultar a disponibilidade do serviço e obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Oi pela central 0800 031 0001 ou site www.oi.com.br. A Oi estuda constantemente a expansão do serviço, de acordo com critérios técnicos e mercadológicos”, explicou Polibio Figueiredo Braga- Comunicação Corporativa. 

Visão técnica

Para explicar melhor o assunto “Internet via celular”, a reportagem conversou com Marcelo Pires, técnico em manutenção de telefone celular. Atuando há 10 anos no ramo, Marcelo explicou que há cerca de três anos, as operadoras começaram a explorar em massa um sistema mais rápido de acesso móvel a internet. “Antes tínhamos disponível o sistema EGE (2G) e agora os novos aparelhos e todos os smartphones possuem a tecnologia 3G. Esta conexão disponibiliza cerca de 1MB-velocidade de tráfico de dados. Teoricamente, quando muitas pessoas se conectam, estes dados se dividem e por isso o sistema fica lento. O maior problema verificado pelos especialistas é no período da tarde, onde os jovens utilizam mais celulares”.

O técnico explicou ainda que a tecnologia 4G ainda não chegou para Livramento e Região. “Esta nova tecnologia anunciada, 4G, disponibilizaria cerca de 5MB nos chamados Estação Rádio Base, por isso a navegação em tese seria melhor, mas ainda estamos aguardando a tecnologia”, destacou.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.