Capacitação trata sobre transmissão de Aids e Sífilis de mãe para filho

Evento acontece no salão de eventos da 19ª Coordenadoria Regional de Educação

O Serviço de Atendimento Especializado em DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde promove, nesta sexta-feira, a 2ª Capacitação sobre Transmissão Vertical. O encontro trata sobre a transmissão de doenças como a Aids e a Sífilis de mãe para filho, e é voltado a profissionais da área de Enfermagem e de maternidades. O evento acontece no salão da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (rua Duque de Caxias, 1490), com início às 9h.

“Nosso objetivo é avançar na prevenção e na assistência para que nossos profissionais tenham melhores condições de atendimento à gestante portadora do HIV ou de Sífilis, bem como ao seu recém-nascido, agilidade e rapidez no diagnóstico e atenção a essa mulher, principalmente durante o pré-natal”, detalha Rosa Maria Osório, coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). São esperadas 70 pessoas no encontro.

 

Programação

João Augusto de V. da Silva

A capacitação inicia às 9h, com as inscrições dos participantes. A primeira palestrante será a ginecologista Ana Paula Brunet Assmann, do SAE. Intitulada “Cuidados com as gestantes portadoras do HIV e Sífilis”, a palestra trata sobre o tratamento e acompanhamento pré- -natal de soropositivas e mulheres com Sífilis.

 

Às 10h45, a Dra. Silvia Perdono, de Rivera, fala sobre o trabalho desenvolvido por ela: “Infección por HIV en la Frontera Rivera (Uruguay) – Sant’Ana do Livramento (Brasil) en los últimos cinco años (2005/2009): Realidad y Desafio”.

À tarde, a partir das 14h, será a vez da pediatra Dra. Carmen Lúcia Oliveira da Silva, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Dividida em duas partes, a palestra terá como tema a criança soropositiva – desde os cuidados com o recém-nascido até a questão da medicação.

Registro

O médico do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) DST/Aids, João Augusto de Vasconcelos da Silva, participou de dois seminários da área de Infectologia e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), nos últimos meses. O primeiro foi o VIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST, IV Congresso Brasileiro de Aids e I Congresso Alac/Iusti Latino America, entre os dias 18 e 21 de maio, em Curitiba (PR). O mais recente foi em agosto, entre os dias 25 e 28, quando o médico integrou o XVII Congresso Brasileiro de Infectologia, além do curso específico de atualização em HIV/Aids.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.