No Dia Mundial da Água Livramento pode comemorar

DAE se prepara para evitar novos colapsos e garante vazão de cerca de 13 milhões de m³ por ano

Poço que foi perfurado na vila Atenas para solucionar e evitar novos colapsos no sistema Hidráulico

No Dia Mundial da Água (22 de março), Sant’Ana do Livramento, depois de passar por um grande susto em função de um colapso no abastecimento de água neste verão, pode tranquilizar. Segundo o Departamento de Água e Esgotos-DAE uma nova fase está surgindo em termos de qualidade e melhorias, para a comunidade não mais sofrer o problema.

Localizada em uma região privilegiada, graças ao Aquífero Guarani, Sant’Ana do Livramento com menos de 90 mil habitantes possui uma das melhores águas do Brasil e com abundância.

Conforme o diretor-geral do DAE, Horácio D’Ávila, atualmente a vazão de água na cidade é de cerca de 13 milhões de m³, com seus 38 poços em atividade na região urbana, e mais 4 poços na área rural, o suficiente para garantir água de qualidade para todas as moradias. “Passada esta fase de problemas estruturais podemos garantir que cerca de um milhão de litros cúbicos por mês, chegarão às torneiras de todos os santanenses. São 300 km de rede que no futuro será mapeada em uma ação inédita”, destacou o diretor.

A autarquia que minimizar as perdas que chegam atualmente a 50%, o qual ainda está dentro do padrão brasileiro que gira entre 45% e 60% como média nacional de perdas de água. “Com estas melhorias, podemos citar dois novos reservatórios instalados no bairro Registro, com capacidade de armazenamento de 300 mil litros cada, totalizando 600 mil litros estocados em um sistema que é responsável por 30% de todo o abastecimento da cidade”.

Janio é uma das peças-chave escolhido pela atual administração para solucionar os problemas de abastecimento. “O dia a dia da equipe operacional do DAE, vem trabalhando 24h para resolver as demandas, que não são poucas. Esta obra concluída nesta sexta-feira, na rua Alberto Raul Vieira, na vila Atenas foi um dos problemas que contribuiu para o colapso neste verão. Com os modernos reservatórios, instalados em pontos estratégicos, como no Registro, vamos garantir o abastecimento pleno. Aos poucos vamos conseguir modernizar os sistemas ao ponto de informatizá-los dando condições de soluções mais breves e pontuais”, destacou.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.