Levantamento aponta que minuto do pré-pago é mais caro

Pesquisa realizada nas operadoras da cidade revela que realmente o minuto do pós-pago é mais barato

No sentido de fidelizar cada vez mais os seus clientes, as operadoras de telefonia celular estão praticando valores menores nos planos pós-pagos do que dos pré-pagos. A estratégia foi confirmada em Livramento após uma rápida pesquisa realizada ontem (11), nas empresas representantes das operadoras Oi, Tim, Claro e Vivo. A reportagem foi motivada pelo levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que apontou que os preços cobrados pelo minuto do celular em um plano pré-pago podem ser até 130% mais caros em relação a um pós-pago de uma mesma operadora.

A realidade surpreendeu alguns usuários da telefonia móvel que acreditavam, até então, que os valores dos planos pré-pagos fossem menores do que os valores do minuto dos planos pós-pagos. Mesmo assim a modalidade pré-paga leva vantagem pela opção de controle de gastos, conforme depoimentos de clientes das operadoras.

Ainda conforme o levantamento do Idec, a modalidade pré-paga é a mais usada no Brasil, com 78% das linhas de telefonia móvel, de acordo com dados da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) referentes a dezembro.

Conduzida entre janeiro e fevereiro, a pesquisa do Idec considerou, além dos preços, serviços como o fornecimento do histórico de chamadas dentro do prazo regulamentado. O trabalho foi conduzido para comemorar o Dia do Consumidor, em 15 de março, e teve o pré-pago como alvo devido à popularidade do serviço – são 211 milhões de linhas no país.

Para comparar as duas modalidades de cobrança, a entidade de defesa do consumidor selecionou os planos pré e pós-pagos mais baratos de cada operadora. Como o preço do minuto para planos pós-pago não é fornecido pelas operadoras, o Idec o estimou com base no valor total de cada pacote.

ENQUETE:

A realidade surpreendeu alguns usuários da telefonia móvel e a reportagem do Jornal A Plateia ouviu clientes de operadoras e perguntou se utilizava o plano pós-pago ou pré-pago e porque a preferência do plano.

Ronaldo Moraes, 54 anos-comerciante
“Utilizo pré-pago, porque acredito ser mais vantajoso e consigo controlar os gastos”.

 

 

 

 

 

Alexandra Perrim, 20 anos-estudante
“Pós-pago. No meu caso é mais barato para ligar para outros celulares da mesma operadora”.

 

 

 

 

 

Elizabete Pereira, 40 anos-massoterapeuta
“Pré-pago. Desta forma consigo manter o controle para não ter surpresa no final do mês”.

 

 

 

 

 

Nereo Loreto, 63 anos-comerciário
“Pré-pago. A vantagem é de poder controlar os gastos com o telefone”.

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.