CDL registra queda no número de inadimplentes

Entre janeiro de 2013 e janeiro de 2014, a taxa de pessoas cadastradas nos órgãos de proteção ao crédito teve queda de 4,09%

Queda na taxa de inadimplentes motiva compras no comércio

O santanense e o comércio local têm motivos para comemorar. Conforme dados da CDL-Câmara de Dirigentes Logistas, 2014 começa com números de inadimplentes reduzidos. A taxa de inadimplência em janeiro de 2013 era de 46,55%, já em janeiro de 2014, o percentual está em 42,46%, uma diferença de 4,09%.

Se o levantamento for feito entre todo o ano de 2013 a janeiro de 2014, o total geral de exclusões do cadastro de inadimplentes supera o de inclusão. De janeiro/2013 até 28/jan/2014 são 11.711 inclusões nos cadastros de proteção ao crédito, contra 12.499 excluídos.

Embora os dados acima sofram variações conforme informações fornecidas pelo comércio, as expectativas de inadimplência entre o santanense em 2014 é de que, apesar do acúmulo de prestações, esses dados não invertam de forma negativa.

Mozart Hillal, presidente da CDL

Em entrevista para A Plateia, o presidente da CDL, Mozart Hillal, comentou que: “Em novembro e dezembro de 2013, a CDL fez uma campanha que foi muito boa e tivemos um retorno muito bom para o comércio. Neste período, as recuperações de crédito foram maiores. Chegando janeiro e fevereiro, depois de recuperado o crédito, muitas pessoas estão com o cartão de crédito comprometido e o comércio tende a esfriar. Muita gente viaja com destino às praias e campanhas e a movimentação é retomada com o início dos períodos festivos”.

Mozart Hillal, presidente da CDL: “novembro e dezembro foram meses de recuperação de credito, efeito positivo para o comércio”

Foi também no dia 28 de janeiro de 2014, que a Confederação Nacional do Comércio divulgou, por meio da Fecomércio – RS, uma Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Gaúcho (Peic-RS), pesquisa feita periodicamente.

Pela pesquisa, é possível medir o nível de comprometimento da renda do consumidor com dívidas em aberto e sua visão em relação à disposição de pagamento. A pesquisa se restringe somente à cidade de Porto Alegre e também demonstra redução da inadimplência em janeiro de 2014 (54,04%), se comparado com jan/2013 (63,09%) na capital.

Em Livramento, a campanha realizada pela CDL, no fim do ano passado, promoveu o envio de correspondências e comunicados àqueles que constavam no cadastro, motivando o consumidor inadimplente a procurar o seu credor para ouvir e debater propostas de pagamento para o saldo devedor. Segundo Mozart Hillal, campanhas como essas são modelos de medidas que surtem efeitos positivos e estimulam a compra no comércio de maneira consciente.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.